09/10/2018
Foi com muito orgulho que o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva acompanhou a aluna do 5º ano, Danúbia Souza de Jesus durante a entrega do prêmio MPT na Escola 2018, em cerimônia realizada em Porto Alegre na última sexta-feira (05/10). A secretária municipal da Educação de Santo Antônio da Patrulha, Dalva Maria Provenzi de Carli, a professora Fátima Regina Dias de Bitencourt e a diretora da escola, Tânia Regina Viegas de Vargas também prestigiaram a solenidade.
Sob a orientação da professora Amanda Noronha de Oliveira, a aluna da escola municipal Nercy Rosa participou do concurso do Ministério Público do Trabalho na modalidade Poesia. No total, 190 escolas, de 58 municípios gaúchos disputaram o prêmio, que teve como tema o combate ao trabalho infantil.
Os trabalhos inscritos são resultado de atividades em sala de aula sobre o combate ao trabalho infantil. Cerca de 1.000 turmas escolares do Ensino Fundamental participaram desta segunda edição do concurso cultural.
Foram premiados os três melhores classificados de cada categoria (conto, música, poesia, desenho, curta-metragem e esquete teatral). A poesia de Danúbia conquistou o 2º lugar da categoria.
Os prêmios incluíram bicicletas (1º lugar), tablets (2º lugar) e caixas de som portáteis (3º lugar). As escolas dos primeiros colocados ganharam projetores, e os professores orientadores dos primeiros colocados, um tablet cada. Os trabalhos classificados em 1º lugar devem competir na etapa nacional do prêmio, que inclui os vencedores de todas as etapas estaduais do País e cuja premiação acontece em Brasília.
A coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), procuradora do MPT em Uruguaiana Ana Lúcia Stumpf Gonzalez, destacou a importância de integrar alunos, escolas e famílias em torno do combate ao trabalho infantil, um dos objetivos do MPT na Escola, que junto com o incentivo à aprendizagem e o fomento a políticas públicas, faz parte do projeto estratégico do MPT “Resgate a Infância”.
O prefeito Daiçon cumprimentou a aluna vencedora e também a todos que se envolvem neste processo, SEMED, escola, demais colegas e família, oportunizando a discussão e conscientização tão importante.
Confira a poesia da aluna Danúbia:
A alegria de José
José sempre quis estudar
Todos os dias ele orava
Para Deus o ajudar,
E o tirar do lugar onde estava.
Trabalhava numa oficina
Mas amava muito a escola
Sonhava com banhos de piscina
E também com jogos de bola.
José queria ser criança
Brincar muito de correr
Só queria uma esperança
De aproveitar a vida e crescer.
Um dia, o sonho dele se realizou
Outros sonhos ele voltou a ter
Uma denúncia anônima o salvou
José vive feliz e estuda a valer!
José agora tem alegria
Vai para a escola aprender.
Sorrir noite e dia
E criança ele voltou a ser.
Secretaria Municipal da Educação - SEMED
Fonte: ACS-PREFASAP