Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Daiçon participa de debate sobre a segurança pública no Litoral Norte

imagem-noticia

08/05/2012

 

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa realizou audiência pública, na manhã de sexta-feira (04/05), para discutir a segurança no Litoral Norte. O evento, proposto pelo presidente da comissão, deputado Luis Fernando Schmidt (PT), ocorreu na Sociedade Amigos de Arroio do Sal.

A grande cobrança recaiu sobre o pequeno efetivo disponibilizado à região, que é praticamente abandonado na baixa temporada.

 A condução da audiência coube ao deputado Mano Changes (PP), que ressaltou, durante a abertura dos trabalhos, que a reunião estaria ocorrendo no momento certo.

Ele comentou a proposta do governo do Estado de deslocar policiais militares do interior do Estado para a Região Metropolitana. “Ouvi o secretário Michels dizer que a Região Metropolitana irá precisar de reforço no efetivo, pois um aumento dos índices de homicídio na Grande Porto AlegreEsperemos que não seja com policiais do Litoral Norte que aconteça esse reforço”, finalizou o parlamentar.

O Prefeito de Santo Antônio, Daiçon Maciel, buscou explicações sobre os critérios apresentados para definir o efetivo em cada cidade. Segundo ele, Osório e Santo Antônio da Patrulha possuem cerca de 40 mil habitantes, no entanto, Osório tem 95 policiais dos 120 definidos, e, SAP tem apenas 25 de 40 policias que deveriam prestar serviços na cidade. Lembrou e pediu providências para que o governo do Estado libere recursos da Consulta Popular, valores represados, que muito ajudariam a equipar as corporações civis e militares. Afirmou ainda, que uma medida urgente deve ser tomada, “pois em Santo Antônio não agüentamos mais assaltos em escolas, postos de saúde, residências, empresas, cidadãos, chegando ao cúmulo, de até mesmo a delegacia também ser assaltada”, desabafou.

O Presidente da Amlinorte, Luciano Pinto da Silva destacou que a região tem um efetivo 30% abaixo do estipulado pelo Estado.

O comandante do 9º Comando Regional dos Bombeiros, tenente-coronel Rogério Alberche, disse que a política de segurança pública deve adotar prioridades para trazer segurança para a população. “Segurança pública somos todos nós que fazemos. Hoje vemos esse deslocamento de efetivo para a Região Metropolitana, em decorrência do aumento de homicídios. E lembro que este é o principal indicador de violência. Aqui no litoral sofremos mais com o problema patrimonial".

Representando a secretaria de Segurança Pública do Estado, o delegado Jeronimo José Pereira, diretor do Departamento de Inteligência e Segurança Pública rebateu as intervenções dos prefeitos. “Somente com ações em conjunto do governo estadual, das prefeituras e da União que se fará mais pela segurança pública”, alertou.

  Encaminhamentos

  • Grupo de Trabalho com gestores, sociedade civil e Assembleia Legislativa para debater e encaminhar sugestões de políticas públicas sobre a segurança pública no Litoral Norte;
  • Levantamento do número de policiais militares na região;
  • Reunião dos prefeitos com o secretário de Segurança Pública do Estado, Airton Michels.

Presenças
Também participaram da audiência integrantes da Brigada Militar e Policia Civil, profissionais da segurança pública, gestores municipais da segurança pública, vereadores  e prefeitos dos municípios do litoral norte, comerciantes e moradores.

Fonte: ACS-PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha