04/01/2017
Nessa quinta-feira, dia 04, coordenadoras de cursos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, estiveram visitando o Hospital Santa Casa, de Santo Antônio da Patrulha. Além de conhecer a estrutura física, as professoras também foram apresentadas a realidade da saúde básica de Santo Antônio e Caraá.
Ao todo 16 coordenadoras do curso vieram a Santo Antônio, entre médicas, enfermeiras, farmacêuticas e nutricionistas, com qualificações como mestrado e doutorado, foram recebidas pelo gestor do Hospital Maurício Fogaça, mas antes de conhecerem as instalações físicas do hospital e das unidades de saúde do município, foram apresentadas a alguns dados que sobre a integração básica Hospital/Atenção Básica em Santo Antônio da Patrulha. Segundo a Dra. Márcia Muller, Diretora Técnica do Hospital Santa Casa, desde a chegada da Santa Casa, foram realizados mais de 30 mil atendimentos, sendo que em todo esse período, não ocorreu um única falta de médicos plantonista.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva considerou o momento significativo, pois o município só tem a ganhar com a vinda da Universidade de Ciências da Saúde para o município. “Eu também já fui professor universitário e sei da relevância que o trabalho acadêmico trará para Santo Antônio,” disse Daiçon.
A reunião contou também com a presença do Secretário Municipal de Governo, Planejamento e Gestão Ferúlio José Tedesco, da Secretária da Saúde Magda Bartikoski, do Prefeito do Caraá Nei Pereira dos Santos e do vice-prefeito Edemir Lhu, o Dema, além de funcionários de diversos setores do hospital.
Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA
Fonte: ACS-PREFASAP