05/12/2017
Criado em 17 de agosto deste ano, o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Cultura realizou sua primeira reunião no dia 30 de novembro, na Biblioteca Pública Municipal. O conselho é formado por componentes das áreas de tradição e diversidade cultural, artes cênicas, música e dança, literatura, além de representantes das secretarias municipais da Educação e da Cultura, Turismo e Esportes.
A secretária Eliana Cunha informa que, de agosto até a primeira reunião do conselho, foi feito o decreto pelo Prefeito Municipal, dando conta dos integrantes do conselho, bem como foi encaminhado à Câmara de Vereadores o Plano Municipal de Cultura para aprovação. “Nossa intenção é fazer reuniões a cada um ou dois meses, dando voz a todos os setores da cultura na cidade”, ressalta ela.
Já o diretor de Cultura e Turismo, Márnei Consul, conta que a criação de um Conselho de Cultura estava no plano de governo do prefeito Daiçon Maciel da Silva, o que agora se concretizou. “Além do conselho, foi feita a Conferência de Cultura em agosto passado, bem como elaborado o Plano Municipal. Como já contamos com o FUNDECULTUR (Fundo do Esporte, Cultura e Turismo), agora, o município está nos moldes do Sistema Nacional de Cultura”, destaca ele.
Na primeira reunião do conselho, a pauta envolveu a aprovação do Plano Municipal de Cultura pela Câmara de Vereadores, a situação do edital nº 10/2017 da Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, eleição da presidência do conselho, chamamento para o edital Juntos pela Cultura 2 (da SEDACTEL), cadastro cultural que será feito na cidade, além de outros assuntos.
Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE
Fonte: ACS-PREFASAP