Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Caso da Exatoria será revisto

imagem-noticia

30/03/2011

O caso do fechamento do escritório da Exatoria Estadual em Santo Antônio da Patrulha ganha mais um capítulo. Em audiência com o Secretário Adjunto da Fazenda André Paiva e o Subsecretário Adjunto Newton Guaraná, uma comitiva de lideranças patrulhenses expôs os motivos que inviabilizaria o fechamento do escritório. Fatores como o desempenho superior do escritório patrulhense em relação a outras exatorias da região, o fator histórico e a falta de acesso à internet na maioria do território de Caraá e Santo Antônio.

O agendamento da audiência proposta pelo vereador Ademacildo Santos da Silveira, contou com a intermediação do presidente da Câmara, vereador Cantidio Borges Lima Machado, junto ao deputado Mano Changes, que então agilizou o encontro.

Os representantes da Secretaria Estadual da Fazenda ouviram atentamente a delegação e esclareceram a posição do atual governo que coincide com a do anterior. Segundo André este processo de fechamento das Exatorias já vem sendo executado há algum tempo e dezenas de escritórios já fecharam por todo o estado. O caso de Santo Antônio não é único, outros municípios também se manifestaram contra os fechamentos, mas com o tempo se adequaram ao novo processo. Ainda segundo Paiva, com o avanço da informatização as repartições se tornaram ociosas. “São muitos funcionários para pouco atendimento” comentou. Já o subsecretário Guaraná afirmou que houve um estudo para se chegar a esta decisão, mas concordou que a desocupação do escritório ocorreu de maneira errada. “Se hoje é difícil para o Caraá foi muito mais difícil para outros municípios em 2006”, definiu o Subsecretário, em relação ao restrito acesso à internet.

A sugestão dada pelo Secretário Adjunto é que se disponibilize junto à prefeitura ou outro local, um ponto de atendimento com acesso à internet e um profissional, devidamente capacitado pela Secretaria da Fazenda, para continuar atendendo a população, esclarecendo dúvidas e auxiliando principalmente as pessoas que não estão habituadas ao uso do computador. Segundo Paiva esta medida foi adotada com êxito em outras cidades com predominância de área rural. Houve ainda um comprometimento do Secretário Adjunto e do Subsecretário em analisar com carinho o caso de Santo Antônio e Caraá, construindo uma transição mais adequada à realidade dos municípios em questão, para que o impacto na sociedade seja o menor possível.

Já o Vice Prefeito Armindo, que na oportunidade representou o prefeito Daiçon,que estava em Brasília, ressaltou dados como população, área territorial, veículos em circulação, número de propriedades rurais e empresas ativas em Santo Antônio, que somados aos índices do Caraá justificam um ponto de atendimento local. “Se o motivo do fechamento for realmente economia, a Administração Municipal se prontifica a ceder um local sem custo algum de manutenção ao Estado” comentou Branquinho.

Estiveram presentes na reunião além dos já citados, o Deputado Estadual Mano Changes e o Vice Prefeito Branquinho, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Cantídio Borges Machado, a Delegada do Conselho Regional de Contabilidade Andréa Peixoto dos Santos, o ex-prefeito Ferúlio Tedesco Neto, o Presidente do Diretório Municipal do PDT Renato Rocha, além do prefeito de Caraá Nei Pereira dos Santos e o Assessor do Deputado Mano, o ex vereador Marlon Rafaelli.

Fonte: ACS/PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha