18/03/2011
Conscientizar para a necessidade de uma agricultura orgânica, onde as populações possam ter a certeza de estarem ingerindo alimentos livres de agrotóxicos é a razão principal da Caravana Copa Orgânica, já pensando no grande evento mundial de 2014.
Com o objetivo de promover a difusão de conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos, a caravana está percorrendo os 12 estados do país onde ficam as cidades-sedes, passando por 44 cidades e com programação para produtores, empresários e consumidores, tendo chegado na tarde dessa quarta-feira (16/03) a Santo Antônio da Patrulha onde foram proferidas palestras no Centro de Convenções Qorpo Santo, para um seleto público de interessados no assunto.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva destacou a importância do empreendimento para a agricultura orgânica e elogiou o trabalho que o Instituto BioSistêmico (IBS) vem realizando em todo o Brasil.
Já o secretário Clóvis Salazar falou sobre a importância que o incentivo à agricultura orgânica representa para uma melhor qualidade alimentar, a partir do momento em que se trabalha os produtos orgânicos livres de agrotóxicos.
O vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus, o chefe do escritório da Emater Paulo Rohjan e o técnico da mesma entidade Flademir Schmidt também prestigiaram o importante encontro.
Como se sabe, Santo Antônio da Patrulha se candidatou a ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014 e conforme os organizadores, os turistas, especialmente europeus, vão querer utilizar na sua alimentação produtos provenientes da agricultura orgânica. E esse passo importante está sendo dado em tempo hábil para conscientizar os agricultores a adotarem as práticas necessárias para ter esses produtos sadios na mesma de todos.
O engenheiro agrônomo Shigueo Sumi e o estudante de agronomia Danilo Cáceres ministraram sobre noções básicas sobre agricultura orgânica.
Segundo Sumi, a caravana tem encontrado excelente aceitação por todos os Estados por onde tem passado. A maratona de palestras começou por Manaus, estando agora no Rio Grande do Sul, ministrando cursos sobre produtos orgânicos para todos os públicos (produtores, empresários e consumidores).
Fonte: ACS/PMSAP