09/03/2011
Desde dezembro de 2010, o Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP) conta com um grupo do Programa de Educação Tutorial (PET), que tem por finalidade apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão.
O programa é subordinado à Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do MEC, cujo objetivo é planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior.
O professor tutor do Grupo PET do Campus da FURG-SAP dr. Antonio Valente explica que esses grupos propiciam aos alunos de graduações das Instituições de Ensino Superior do país, sob a orientação de um professor tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.
O grupo criado na FURG em Santo Antônio da Patrulha é da categoria “PET Conexões de Saberes”, destinado especialmente a alunos dos cursos de Engenharia Agroindustrial procedentes do campo. “Suas ações estão vinculadas a áreas prioritárias e a políticas públicas de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais e regionais. Nesse sentido, inúmeras atividades previstas para os alunos petianos, como são chamados os estudantes que integram o programa, serão desenvolvidas junto às escolas e comunidades rurais do município, aproximando o meio acadêmico da comunidade”, adianta o tutor.
O grupo PET da FURG-SAP é constituído pelos alunos Bianca Trevizan dos Santos, Bruna Moura Bastos, Camila Nunes da Silva, Camila Pereira Grandini, Cleussara Silvane de Fraga Silva, Diego da Rocha Fagundes, Juliane Buhler, Juliara Oliveira Silveira, Leonardo Cunha da Costa, Nicolas Schmidt, Pâmela de Medeiros Engelmann, Tamiris Lima Engelmann, Deyvid Gabriel M. de Oliveira, Erich Hauke, Ana Maria Silveira Santos, Cristina Dadda Rolim, Pahola Andressa Silveira Souza, Maria Francisca Croda de Araújo, Morgana Andrade dos Santos, nas categorias de bolsistas, voluntários e colaboradores.
O professor Valente conta que o grupo está trabalhando intensamente desde o início do mês de dezembro, especialmente no planejamento e organização da Acolhida Cidadã/Solidária, um projeto que tem por finalidade receber bem e orientar os calouros do Campus FURG-SAP para 2011, em conjunto com as ações da acolhida preparada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
Durante o período de matrículas, de 27 a 31 janeiro, os alunos do PET estiveram presentes no campus, orientando os calouros procedentes de vários estados brasileiros, auxiliando a ação da secretaria e das profissionais do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), vinculado à Prae. “Na ocasião os estudantes petianos também orientaram os novos estudantes e seus familiares sobre os cursos oferecidos, auxiliaram na apresentação das instalações do campus e sobre o sistema de hospedagem do município”, destaca o professor.
Desde o dia 28 de fevereiro, os petianos desenvolvem a Acolhida Cidadã no campus Furg SAP.
Fonte: ACS/PMSAP