16/05/2011
O Secretário de Saúde de Santo Antônio da Patrulha, Ferulio José Tedesco, informou à população em entrevista a Radio Itapuí nesta segunda-feira, 16 de maio, que a campanha de vacinação contra o vírus da gripe (Influenza) foi prorrogada até a próxima sexta-feira (20/05).
Segundo dados fornecidos pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, através da enfª Aline Pereira, os números alcançados estão aquém do esperado, pois apenas 53,44% do total de pessoas incluídas no grupo dos que necessitam da vacina compareceu às unidades de saúde e pontos de vacinação espalhados pelo município.
Os números são os seguintes:
*Crianças de 06 meses a menores de 02 anos
Total=618
Vacinadas até 13/05=357
*Trabalhadores da Saúde
Total=499
Vacinados até 13/05=451
*Gestantes
Total=441
Vacinadas até 13/05=128
*Idosos
Total=6.281
Vacinados até 13/05=3.251
TOTAL GERAL=7.839 pessoas
TOTAL ATINGIDOATÉ 13/05=4.189 pessoas (53,44%)
O Secretário fez um apelo à população para que compareça às unidades de saúde até sexta-feira, em razão da grande importância de se tomar esta vacina, que, nos últimos anos, tem sido fator predominante para a diminuição do número de internações no período do inverno, especialmente da população acima de 60 anos.
As crianças ainda devem tomar uma segunda dose, após 30 dias e as pessoas que estão acamadas e tem dificuldades de chegar aos postos devem entrar em contato com o Posto de Saúde Central pelo fone 3662-7555 para solicitar a aplicação da vacina a domicílio.
GESTANTES
A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs) recomenda a vacinação contra o vírus Influenza para todas as gestantes. O sistema imunológico das mulheres grávidas fica ligeiramente enfraquecido, com diminuição da imunidade celular, maior consumo de oxigênio e redução da capacidade residual funcional. Estes fatores contribuem para que a doença em grávidas seja mais grave.
Durante a epidemia da influenza sazonal, pandemias anteriores e com a
pandemia pela influenza A (H1N1) em 2009, a gravidez colocou as mulheres saudáveis em risco aumentado, sendo as gestantes consideradas de alto risco para a morbidade e a mortalidade, reforçando a necessidade da vacinação.
A Secretaria Municipal da Saúde estará realizando a vacina nasESF Menino Deus, ESF Várzea, ESF Bom Princípio, Posto de Saúde Central, U.S Palmeira, U.S Miraguaia, U.S Agasa e Unidade Móvel de Saúde, conforme roteiro.
Fonte: ACS/PMSAP