10/04/2019
Campanha de Vacinação contra gripe começou nesta quarta-feira
Iniciou nesta quarta-feira, (10/04) a campanha de vacinação contra a gripe. Num primeiro momento a secretaria municipal da Saúde irá vacinar crianças acima de seis meses e menores de seis anos e também para gestantes. Esse grupo prioritário deve se vacinar até o dia 18 de abril.
As pessoas que integram os demais grupos, como pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores devem procurar o Posto Médico Central e as demais Unidades de saúde com sala de Vacinas, a partir do dia 22. O Dia D, quando todos as Unidades de Saúde com Sala de Vacinas atenderão no sábado, será no dia 4 de maio.
De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde do Município, Luiz Rogério Gomes, todos os postos de saúde do Município estarão realizando a vacina. No Posto Central, das 8h às 16h45min, exceto nas quartas-feiras que é das 8h às 18h45 min. Nos demais postos o horário é das 8h às 12h e das 13h às 16h45min.
A vacina protege contra três apresentações do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde, com base em informações de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. De acordo com o secretário Joy Silva a meta de vacinação para Santo Antônio da Patrulha deve atingir mais de 15 mil pessoas.
Grupos elegíveis para vacinação em 2019:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes (em qualquer tempo gestacional)
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Povos indígenas aldeados
- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Professores de escolas públicas e privadas
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais que são: doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias.
Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA