19/04/2011
Santo Antônio participa das comemorações do dia mundial do livro e dos direitos do autor
No próximo domingo, 24 de abril, a Biblioteca Pública Júlio Costa estará trocando livros por rosas. A atividade acontece junto ao Baú da Borges em comemoração ao dia mundial do livro, dos direitos do autor e de São Jorge. Serão aceitos livros em bom estado, preferencialmente de literatura. Segundo a bibliotecária Bianca Teixeira Ramos “não serão aceitos livros didáticos. Já livros de história, biografias, artes e pedagogia também serão de grande valia”. A troca estará sendo feita das 13h às 18hs.
É muito difícil definir a data exata que marcou o início da tradição popular de oferecer rosas no dia de São Jorge. Deve ser muito antiga, já que, desde o século XV há constância da celebração da Feira das Rosas no dia de São Jorge. Esta mesma antiguidade traz a tentação de buscar uma relação entre uma tradição popular e o simbolismo do amor cortês que a rosa representa.
Mas além das possíveis teorias que possam justificar a tradição, o mais importante é que se tenha mantido viva e seja um símbolo indiscutível da Catalunha. Em 1926 a Espanha instaurou o dia 23 de abril como Dia do Livro, pois esta data coincide com a morte de Cervantes, imitando a Inglaterra que já o celebrava no mesmo dia porque também coincide com a morte de Shakespeare. A celebração enraizou-se na Catalunha, mas o propósito oficial diluiu-se ao coincidir com o dia do santo padroeiro. Assim, na Catalunha o dia 23 de abril é o dia de São Jorge, da Rosa e do Livro: o dia do Santo Padroeiro, do amor e da cultura. É, decididamente, um dia de civismo, de cultura e de respeito entre todas as pessoas que vivem na Catalunha e, por extensão, todas as pessoas e todas as culturas do mundo.
Fonte: ACS/PMSAP