21/12/2010
A banda está de volta. O trabalho do maestro Nilton Júnior à frente de 27 meninos e meninas da faixa etária dos 10 aos 18 anos está saindo “melhor do que a encomenda”. Integrante do projeto Bandas Comunitárias, idealizado pela FAMURS, a banda municipal está ensaiando desde abril deste ano. No começo, o número era bem maior, lembra Nilton, mas muitos pararam no meio do caminho e só ficaram aqueles que gostam realmente da atividade musical.
Há muitos talentos que estão represados dentro das escolas e o projeto termina descobrindo-os e, conforme prevê o maestro, com grandes chances de ficarem famosos fora do município, se continuarem perseverantes.
Participar da banda não é apenas tocar um instrumento, mas tendo a oportunidade valiosa de estudar música. E por isso quem está na banda, mostra entusiasmo pelo que está fazendo e a retribuição acontece em meio a oportunidade de continuarem se aperfeiçoando musicalmente.
No começo a Famurs pretendia selecionar 30 municípios mas a seleção ficou em 10, com oportunidade também para Santo Antônio.
E o resultado já pode ser visto na Caminhada Cívica de Sete de Setembro deste ano e na FENACAN.
Mais recentemente a banda municipal foi premiada com uma apresentação para cerca de 10 mil pessoas no Parque da Redenção em Porto Alegre na Semana do Bebê.
E no dia cinco de dezembro foi parte integrante de um encontro de bandas no Parcão.
A prefeitura tem apoiado o trabalho, razão pela qual Nilton Júnior agradece publicamente o interesse do prefeito Daiçon Maciel da Silva que já participou de bandas nos tempos do Colégio Santa Teresinha.
A parceria com a Secretaria da Assistência Social à qual a banda municipal está vinculada, também é destacada por Nilton que agradece o apoio também demonstrado pelo secretário Alvinho Bernardo dos Santos, sem esquecer o empenho do ex-secretário daquela pasta Ivo de Paula.
“Reativar a paixão pelas bandas marciais e fazendo com que seus integrantes sintam orgulho de participar de sua banda, é o nosso principal objetivo”, frisa Nilton que está entusiasmado com a resposta positiva dada pelos alunos, todos oriundos de escolas da rede municipal de ensino.
Fonte: ACS/PMSAP - Hermogen