As vivências do Setembro Amarelo deram espaço para muitas reflexões sobre a valorização da vida.
23/09/2022
As vivências do Setembro Amarelo deram espaço para muitas reflexões sobre a valorização da vida.
Na manhã desta sexta (23), aconteceu uma caminhada do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) até a Câmara de Vereadores, oportunidade em que profissionais da Saúde e comunidade demonstraram engajamento com a causa. Na Casa Legislativa, ainda foram ministradas palestras alusivas ao tema da campanha.
O prefeito Rodrigo Massulo integrou a mesa diretiva do evento. “A escuta é de suma importância nas relações humanas e, muitas vezes, aquela pessoa que está em um estado de aflição mental precisa muito de alguém que a faça sentir que está sendo ouvida”, destacou o gestor.
O secretário municipal da Saúde, Antônio Selistre, emocionou-se com a atividade. “O dia foi marcado com o calor de um abraço e a curiosidade de uma caminhada que despertou em seus participantes um questionamento: ‘porque estou aqui?’. Àquelas pessoas que assistiam a mobilização, talvez também se perguntassem ‘o que eles estão fazendo ali?’. A resposta para estas perguntas é única: precisamos conversar sobre a valorização da vida. As palestras tiveram forma de roda de conversa e culminaram com a interação da plateia. O que percebemos é que todos os presentes absorveram, em seus conhecimentos pessoais, a necessidade de multiplicá-lo, para que cada pessoa possa proteger a si e ao próximo no cuidado com a vida”, concluiu.
A programação, proposta pela Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), através do CAPS, foi organizada pela coordenadora de Saúde Mental, Michele Souza da Silva, e sua equipe. O vice-prefeito Marcelo Gaúcho também esteve presente, bem como a vereadora Jacira Ramos, que representou a Câmara Municipal.
Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA
Fonte: ASCOM