13/11/2017
Encerrou no último domingo a 7ª edição da Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha. O evento aconteceu no Parque Caetano Tedesco de 09 a 12 de novembro pelas secretarias municipais da Educação e da Cultura, Turismo e Esportes. Quem aproveitou a programação, além dos livros e do contato com os autores, curtiu o parque de diversões e as atrações do Domingo Cultural, desde o primeiro dia da Feira.
De acordo com a secretária da Educação, a 7ª Feira do Livro primou pela valorização dos talentos locais, tanto na arte de escrever, quanto de dançar, cantar e se expressar. Ela disse que durante a Mostra de Talentos das escolas, atividade realizada na quinta-feira, os alunos puderam mostrar seu potencial artístico, o que impressionou a todos, segundo a secretária.
A secretária Eliana Cunha falou sobre a relação do patrono da feira com a cidade e que “isso também é uma forma de valorizar a nossa história, que por tantos anos vem sendo contada pelo Hermógenes Silveira.”
Na sexta-feira foi dia de encontro com o ídolo. A escritora homenageada Léia Cassol arrancou muitas gargalhadas e animou o público infanto-juvenil. Os pequenos, depois de participarem das brincadeiras promovidas pela autora, adquiriam seus livros na banca e participavam da sessão de autógrafos.
O final de semana foi reservado para os lançamentos e sessões de autógrafos com os autores, na maioria, patrulhenses. Hermógenes Silveira lançou sua primeira obra e agradeceu o reconhecimento e estímulo para publicar seus escritos: “agradeço ao prefeito Daiçon Maciel da Silva, às secretárias Dalva e Eliana pelo convite tão importante, para ser o patrono da Feira do Livro da minha cidade. Além disso, publicar meu primeiro livro, realmente foi uma surpresa e eu não tenho palavras para descrever minha alegria.” E ele anunciou que outros projetos literários já estão em andamento.
No domingo, passeio Ciclístico do Rotary Clube integrou a programação da Feira do Livro, levando centenas de pessoas ao evento.
Durante todas as noites, o Ginásio Municipal recebeu shows de artistas locais, como Claire e Adriano (quinta-feira), banda Entre Nós (sexta-feira), Curtisamba (sábado) e Rafa Batista (domingo).
A livreira Eliane Santos, da banca “Feito de Letras” disse que as vendas foram boas, especialmente para o público infantil que veio com as escolas. “No próximo ano queremos voltar, e com um leque maior de opções de livros para os adultos”.
Confira as obras lançadas na 7ª Feira do Livro:
‘Meio Ambiente - O Direito e as Fontes de Energia Renováveis’, de Luís Fernando Missel;
‘Semana Acadêmica’ e ‘Coleção Santo Antônio nº 02’, do Polo Universitário Santo Antônio;
‘Contos do Entardecer’, de Hermógenes Gomes da Silveira;
‘Um Eterno Quase’, de João Camilo Portal;
‘Jessé das Pólvoras’, de Boaventura Martins Braga;
‘30 Anos do Centro Espírita Fonte de Luz’, de Maurício Collar;
‘A Lista de Schindler Nunca Termina’, de Renato Moreira;
‘Delícias da Vó Paula’, de Paulina Gabriel Cardoso;
‘Herança Açoriana no Litoral Norte Gaúcho’, de Fernando Rocha Lauck, João Albé Gonçalves e Marco Antônio Sinhorelli Müller;
‘Rua Deserta’, de Joelson Oliveira e
Sessão de autógrafos de ‘Prosa na Varanda’ e ‘Poesia na Praça 2017’, do Grêmio Literário Patrulhense.
Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE Secretaria Municipal da Educação - SEMED
Fonte: ACS-PREFASAP