Zika Vírus, Microcefalia e Dengue no Estado do Rio Grande do Sul

imagem-noticia

21/12/2015

Neste ano, o Ministério da Saúde confirmou a presença do Zika Vírus no Brasil, em amostras dos estados da Bahia e Rio Grande do Norte. O Zika Vírus é uma doença viral aguda que é transmitida principalmente por mosquitos, como o Aedes Aegypti, mesmo mosquito que manifesta a Dengue. Recentemente foi observada uma possível relação entre o vírus com a Síndrome de Guillain-Barré e a ocorrência de casos de microcefalia. Em decorrência da situação epidemiológica o Ministério da Saúde declarou Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no país.

Os sintomas da doença podem aparecer de três a doze dias após a picada do mosquito e consistem em manchas, e pápulas avermelhadas, semelhantes as do sarampo e na rubéola que causam coceira; febre intermitente; hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, (conjuntiva dos olhos ficam vermelhas); dores nas articulações, nos músculos e dor na cabeça. Com menos frequência pode apresentar dor retro-orbital, anorexia, vômitos, diarréia ou dor abdominal. Porém em alguns casos a infecção pode ser assintomática.

Não há vacina nem tratamento específico para a doença. Ele é assintomático e de suporte, incluindo repouso, ingestão de grande quantidade de fluidos e uso de Paracetamol para febre e dor.

No estado do Rio Grande do Sul ocorre a circulação do vírus da Dengue e foi detectado casos importados de Chikungunya. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde em consonância com a orientação do Ministério da Saúde está organizando o monitoramento do Zika vírus a partir do sistema de vigilância já existente da Dengue e Chikungunya. O objetivo é detectar a circulação do vírus.

Segundo o Secretario de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, existe no Rio Grande do Sul, o primeiro caso de Microcefalia associado ao Zika, embora não haja confirmação do Ministério da Saúde. 

O vírus foi identificado em 1947 e em 1968 foi isolado em amostras humanas. Em 2007 foi registrado um surto pela doença na ilha Yap (Micronésia) e em 2013-2014 na Polinésia Francesa.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ACS/PMSAP