VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne gra

imagem-noticia

10/11/2011

O município de Santo Antônio da Patrulha realizou na última sexta-feira (04/11) a sua VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal da Assistência Social, lotou as dependências damara de Vereadores e contou com a grande participação de adolescentes. Também participaram do evento vereadores, secretários municipais, representantes de conselhos, entidades e associação de bairro.

De acordo com a presidente do Conselho, Magda Bartikoski “este foi um dos principais objetivos que buscávamos durante a preparação da Conferência, envolver o adolescente, pois as políticas públicas são para eles, portanto é essencial que eles participem”. Magda contou que nesta edição, os adolescentes participaram desde o início, inclusive na organização do evento.

Os integrantes do projeto Pé Quente, que oferece diversos cursos no turno inverso ao da escola entregaram mimos às autoridades, confeccionadas por eles durante as oficinas.

O secretário da Assistência Social Marco Aurélio Alves destacou a necessidade de fortalecimento da família: “hoje a televisão acabou ocupando um espaço que era de bate papo da família. As pessoas perderam o hábito de conversar de estreitar as relações e é preciso resgatar este convívio,” afirmou.

O vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus, que na ocasião representava o prefeito Daiçon Maciel da Silva lembrou que em Santo Antônio existe uma política de atenção a criança e ao jovem que se inicia desde o ventre da mãe: “através de programas como o Mãe Patrulhense, o Primeira Infância Melhor, do aumento do número de vagas na educação infantil, projetos de turno inverso ao da escola e de cursos de nível superior, com a nossa universidade,” citou.

A representante do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Lisiane da Costa Santos abordou o tema da Conferência: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.

O grupo deliberou sobre os cinco eixos orientadores da conferência, que dizem respeito à promoção, proteção e defesa, protagonismo e participação, controle social da efetivação e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças de adolescentes.

 

 

 

Fonte: ACS-PMSAP