TERCEIRA IDADE TEM GINÁSTICA NA PRAÇA

imagem-noticia

23/05/2012

Ver homens e mulheres que já tiveram uma vida plena de atividades reunindo-se todas as quartas e sextas-feiras para fazer ginástica na praça Júlio de Castilhos, ou hidroginástica no Parque da Guarda, é uma realização para a coordenadora dos grupos da Terceira Idade no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Para Thaís Jobim, uma jovem acadêmica de Psicologia, é emocionante ver aquelas pessoas que poderiam ser até seus avós gastando energias, seja nos aparelhos ali instalados, seja nas caminhadas ao redor do campo, ou então na ginástica em grupo, “Para mim, isso é algo bastante gratificante”, diz.

Todos elogiam o trabalho de exercícios que é coordenado pelo professor de Educação Física Adair Viana Teixeira e a presença constante de Thaís, que procura conversar com as pessoas do grupo, em torno de 45. Para cada um, ela tem uma palavra de estímulo, o que motiva a todos, como é o caso de dona Arina, 66 anos e que está casada com “Doti”, 89 anos.

Praticando ginástica desde a mocidade, ela decidiu que mudaria a vida do esposo. E conseguiu. Hoje ele não perde a ginástica e vai também para a hidro.

A mais nova integrante do grupo é dona Alaídes, que começou na sexta-feira passada. “Estou gostando e não quero parar”, afirma, animada.

Para o casal de japoneses Kenko e Junko, a ginástica é muito salutar. Junko, que se expressa melhor em português, diz que gosta da ginástica na praça, mas prefere mais a hidroginástica “porque a gente se sente bem e fica mais leve”.

O professor Adair afirma que, na praça, a prática começa com alongamento, seguido de caminhada. Há aqueles que preferem os aparelhos e neles se exercitam. Depois, para encerrar a programação de uma hora, é feita nova sessão de alongamento. Assim, os exercícios que começam às oito horas da manhã, uma hora depois estão concluídos.

Para concluir, Thaís e Adair distribuíram panfletos lembrando que a partir de ontem, dia 23, nos dias de chuva os exercícios serão realizados na Academia Boa Forma, no número 748 na Várzea. Mas esses exercícios serão realizados naquele local apenas nos dias de chuva e pós chuva. A Academia funcionará das oito horas às onze e meia da manhã e a turma será dividida em pequenos grupos de 10 alunos cada. Telefone para contatos: 3662 5146 (CRAS).

Fonte: ACS - PMSAP