21/10/2011
Integrante do programa Antártico Brasileiro fala sobre mudanças ambientais
Para um auditório repleto, especialmente de estudantes, o coordenador da Divisão de Climatologia Polar e Subtropical do Centro Polar e Climático do IGEO/UFRGS e integrante do Programa Antártico Brasileiro falou na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 sobre as mudanças ambientais em curso no Rio Grande do Sul.
O professor Francisco Aquino, que já integrou diversas expedições à Antártida discorreu por mais de uma hora e meia a respeito do que está ocorrendo em termos de clima no Estado.
Respondendo a uma pergunta sobre a variação de temperatura no inverno e no verão ele concorda que quando há um inverno bastante rigoroso, em contrapartida o verão também se prenuncia bastante quente. Mas ele alerta para um detalhe: está voltando o fenômeno La Niña o que mais uma vez deverá provocar variações climáticas.
Na sua palestra o professor explicou que noventa por cento do gelo do planeta Terra se localiza na Antártica onde também estão 68 por cento da água potável. Referindo-se ao degelo verificado nos pólos, Aquino disse que esse fenômeno provocará um aumento do nível da água do mar em 1,5 a 2 metros nos próximos cem anos.
A abertura da Semana teve as presenças do prefeito Daiçon Maciel da Silva que destacou a importância da iniciativa para a ciência e a tecnologia, professor Marcelo Docca representando o reitor da FURG João Carlos Cousin, major Paulo Roberto Locatelli Gandil, representando a coordenação estadual da Defesa Civil e o governo do Estado, Secretária Municipal da Educação Josélia Lorence Fraga, coordenadora do Pólo Universitário professora Dilce Eclai Gil Vicente, o professor Antônio Valente e o professor Fernando Kokubun do campus FURG/SAP.
DEFESA CIVIL
Por sua vez o Major Paulo Roberto Locatelli representante da Coordenadoria Geral da Defesa Civil e do Governo do Estado abordou diversos aspectos relacionados com o trabalho desenvolvido pela entidade no Estado.
Abordando o tema Desastres Naturais e Prevenções de Riscos, o major, que representou o tenente coronel Oscar Moiano, sub-chefe da Defesa Civil gaúcha, explicou aos presentes, onde também estavam os integrantes da coordenadoria municipal da Defesa Civil, as várias etapas do trabalho que é realizado.
Frisou Locatelli que “a Defesa Civil somos todos nós”, destacando o espírito de voluntariado existente.
Ele revelou ainda que no desastre climático ocorrido em Petrópolis (RJ) no começo deste ano, o Estado que mais ajudou ao flagelados foi o Rio Grande do Sul, fato destacado e reconhecido pelo comando do Corpo de Bombeiros fluminense.
Por isso enfatiza a necessidade de que cada um dos 496 municípios gaúchos pontuem as áreas de risco, desmatamento e deslizamento para que o trabalho da Defesa Civil, quando necessário, possa ser realizado com mais agilidade e presteza.
No período da noite a palestra a cargo da Universidade Federal de Pelotas versou sobre os desastres e angústia pública: da solidariedade à exaustão da compaixão.
Na terça-feira a manhã foi reservada para visita técnica abordando o tema Empresa “Milenia Agrociência” em Taquari. A atividade foi no Campus FURG-SAP que centralizou os demais atos do dia, caracterizados por sessões de cinema e debate sobre os filmes “2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968) e Dr. Fantástico (1964). Promovidos pelo Diretório Acadêmico de Engenharia Agroindustrial, os filmes tiveram a coordenação do professor dr. Pedro Ricardo Del Santoro.
Nessa quarta-feira durante à tarde, no Campus Furg-SAP houve oficina sobre práticas de escrita acadêmica, a cargo do professor Kelber Ruhena Arbão, do Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e no Pólo Universitário Santo Antônio mostra de vídeos e debate sobre mudanças climáticas, numa produção de professores da rede municipal de ensino de Santo Antônio, coordenada pelo Pólo Universitário Santo Antônio.
ÀS 17 horas no Campus Furg-SAP palestra sobre diretrizes e ações dos diretórios acadêmicos, a cargo do Diretório Acadêmico de Engenharia Química/EQA-FURG numa realização do Diretório Acadêmico de Engenharia Agroindustrial FURG-SAP.
Às 19 horas terá Café Açoriano no Centro Clube com temática alusiva aos 260 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul (1752-2012).
Para encerrar a semana, nessa quinta-feira (20/10) no Ginásio de Esportes Caetano Tedesco começando às 9 horas da manhã, mostra de Ciência e Conhecimento com trabalhos desenvolvidos nas escolas do município de Santo Antônio da Patrulha. A realização é da Secretaria Municipal de Educação, Universidade Federal do Rio Grande/Campus FURG-SAP e Pólo Universitário Santo Antônio. A coordenação é do professor Fernando Kokubun da Universidade Federal do Rio Grande/FURG-SAP e idealizador da mostra, professora Dilce Eclai Gil Vicente, do Pólo Universitário Santo Antônio, professora Josélia Maria Lorence Fraga Secretária Municipal da Educação e professora Ana de Fátima Padilha Rodrigues, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Felisberto Luiz de Oliveira, de Monjolo.
Fonte: ACS-PMSAP