14/03/2018
No início, a ideia era oferecer a prática de Yoga apenas aos profissionais da rede pública de Saúde, com o objetivo de aliviar as tensões do dia a dia. Mas, a comunidade pediu e a secretaria municipal da Saúde de Santo Antônio da Patrulha resolveu ampliar a oportunidade.
A secretária Magda Bartikoski disse que a proposta é uma iniciativa dos funcionários que trabalham com a Saúde Mental, voltada em um primeiro momento para os colegas da pasta, já que a rotina nesta área pode ser muito desgastante. “O profissional da Saúde trata com a doença, com a fragilidade das pessoas e, muitas vezes, acaba absorvendo os problemas do outro. Então, uma prática como o Yoga, ajuda a relaxar e a enfrentar melhor a jornada de trabalho”, explica. Ela conta que a decisão de abrir as aulas para a comunidade está dando muito certo e agradece aos professores por este gesto tão significativo.
Coordenadas pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), as aulas de Yoga acontecem duas vezes por semana, e são oferecidas gratuitamente pelo terapeuta ocupacional Ricardo Soster e pelo psicólogo Henrique Zilli. Os professores realizam este trabalham voluntariamente e a cada dia, as aulas ganham mais adeptos.
O yoga traz diversos benefícios para a saúde, tanto de mulheres quanto de homens, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e facilitar o emagrecimento.
As aulas são realizadas sempre nas segundas e quintas-feiras, às 18h30min na Praça CEU, que fica localizada no bairro Bom Princípio, próximo ao lado da Escola Santa Inês.
Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA
Fonte: ACS-PREFASAP