25/08/2011
Visando dar mais conforto às pessoas que sofrem de insuficiência respiratória, a Secretaria Municipal da Saúde adquiriu mais concentradores de oxigênio.
Conforme o Secretário Ferúlio José Tedesco, se busca assim, dar mais qualidade de vida às pessoas que têm esse problema. “São para os que têm quadros que comprovadamente apresentam necessidade de utilização diária e normalmente as pessoas ficam internas em função da utilização do equipamento”, salienta.
Ferulinho afirma que antes o equipamento era fornecido pelo Estado com auxílio do município. Tratava-se de um tubo de oxigênio, modelo tradicional e seu preço no mercado custa em torno de R$ 3.000,00. Além disso, para sua utilização a burocracia terminava provocando demora no atendimento.
O equipamento agora comprado não precisa ser recarregado. A pessoa pode levá-lo para casa, depois de preencher um protocolo na Secretaria da Saúde e apresentar a prescrição médica. “Trata-se de aparelhos modernos que produzem oxigênio e que são leves e de fácil manuseio. O paciente pode utilizá-lo em casa, e levar para os cômodos tranquilamente”. Ferúlio afirma que a Secretaria já dispõe de 10 concentradores e deverá adquirir mais unidades do produto que é obtido com recursos daquela Pasta.
Fonte: ACS-PMSAP