09/03/2020
Foi identificado o primeiro caso de dengue no município de Santo Antônio da Patrulha. O acontecido se deu com um morador do bairro Cidade Alta, que ao sentir os sintomas procurou auxílio médico, onde se obteve o diagnóstico de dengue. Apesar de ser o primeiro caso confirmado, os índices da doença estão elevados em do país. Em Brasília, os casos de dengue cresceram em 394%. A situação pode se agravar no outono com as chuvas, que ocasionam o acumulo de água parada, local que beneficia a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito portador do vírus.
Outros dois moradores também contraíram a doença, mas não no munícipio, eles retornaram de viagens de outros estados já com sintomas adventos. Além do trabalho preventivo que faz anualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tomou algumas medidas, entre elas: varreduras em busca de focos de mosquito na região onde os casos apareceram e monitoramento em toda a cidade, envio de comunicado para as redes de ensino, visitas domiciliares pelos agentes de saúde e contratação de agentes de endemia.
O Secretário Charlis dos Santos reforça que em casa medidas também devem ser tomadas, como evitar o acúmulo de agua parada, remover, destruir ou vedar locais que possam se tornar criadouros do mosquito e sempre fazer o uso de repelente.
Os sintomas da dengue são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em caso do surgimento de sintomas como esses, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima.
O tratamento para doença se dá através de hidratação rigorosa, e cada sintoma é tratado de forma individual, visto que a vacina contra a dengue ainda se encontra em fase de estudo.
Mais informações no site do Ministério Público www.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes
Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA
Fonte: ACS-PREFASAP