27/11/2019
Na tarde dessa terça-feira (27/11), ocorreu no Museu Antropológico Caldas Júnior a Feira do Empreendedorismo, com a exposição de trabalhos aplicados no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos/SEBRAE. A iniciativa é fruto de uma parceria com o SEBRAE/RS e teve como primeira ação, a preparação de professores nos meses de junho e julho.
As atividades do programa JEPP contemplou cerca de 220 alunos da rede municipal de ensino. O curso incentiva os estudantes a terem comportamentos empreendedores, buscando estimular a iniciativa futura de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora e autônoma.
O curso foi oferecido para professores do 1º ao 9º ano das séries finais e a aplicação da metodologia congregou estratégias de desenvolvimento local. Numa primeira etapa, cinco escolas municipais de ensino fundamental aderiram ao Projeto: Antônio Laureano da Cunha Filho, José Telmo Martins, Madre Teresa, Nercy Rosa e Nossa Senhora de Fátima. A capacitação foi realizada pela Consultora Gabriela Z. Ávila sob a orientação da Representante do SEBRAE Tangriane Forest Santos.
A professora Aline Meregalli, da escola Nercy Rosa, que trabalhou com seus alunos do 6º ano, conta que sua turma desenvolveu a ecopapelaria. O 7º ano produziu artesanato sustentável, entre outros temas que foram definidos pelo SEBRAE. “Os alunos receberam muito bem a proposta e os trabalhos apresentados surpreenderam”, disse.
A secretária da Educação Dalva Maria Provenzi de Carli explica que e o SEBRAE apresentou os temas a serem trabalhados. Ela destaca a importância desta parceria por trazer um tema tão necessário, que na sua visão deve ser estimulado desde cedo nos pequenos, que é o empreendedorismo.
A Feira do Empreendedorismo pode ser conferida no Museu das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE Secretaria Municipal da Educação - SEMED
Fonte: ACS-PREFASAP