15/12/2011
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha Daiçon Maciel da Silva recebeu integrantes do movimento SOS Drogas em seu gabinete na última quinta-feira (08/12). O objetivo do encontro foi discutir a possibilidade de criação de uma fazenda terapêutica para dependentes químicos do município.
Conforme o secretário municipal da Assistência Social Marco Aurélio Alves, “as políticas públicas de prevenção ao uso de drogas são fortes no município, além disto contamos com o trabalho de diversos grupos de ajuda nesse sentido, mas existe uma demanda grande para o tratamento. De acordo com Marco os estudos do movimento SOS Drogas apontaram para esta necessidade urgente.
O prefeito disse que entende a urgência em disponibilizar o espaço e apresentou algumas áreas que o município poderá ceder para o funcionamento da fazenda. Mas, segundo ele, apenas criar uma unidade de tratamento não é o suficiente para solucionar o problema da drogadição: “a fazenda terapêutica não poderá servir como um depósito de dependentes químicos. O tratamento só terá resultados se a família for envolvida, acompanhando, dando o carinho e a atenção que o paciente tanto necessita, em todas as fases da sua recuperação e reinserção social”, afirmou.
Também participaram da reunião a primeira dama Aglaé Regina da Silva, presidente do Legislativo, Cantídio Borges Machado, secretária municipal da Saúde, Marciana Aparecida Machado, entre outros.
Fonte: ACS-PMSAP