Receitas a base de soja ao alcance da comunidade

imagem-noticia

21/09/2011

 

Agentes Comunitários de Saúde irão orientar sobre a utilização do alimento

 

 

A soja é hoje um alimento fundamental, recomendado por médicos e nutricionistas para garantir uma boa saúde.

Com base nesse princípio, a nutricionista Maria Luiza Correa Colombo, que atua junto ao Posto de Saúde Central, proferiu uma palestra no Salão Comunitário do Bairro Santa Terezinha para as agentes comunitárias de saúde sobre a utilização da soja na alimentação diária. “Duas colheres de sopa por dia suprem as necessidades de vitaminas e minerais que necessitamos”, enfatiza Maria Luiza para explicar que a farinha de soja pode ser utilizada das mais variadas formas para produzir um alimento saudável.

“Com as agentes, tostamos a soja no forno, transformando-a em farinha e explicamos como se o processo de sua utilização em iugortes, bolos, vitaminas, batidas, etc”.

A nutricionista garante que quem prova uma receita à base de soja, se não sabe que aquele ingrediente está sendo utilizadao, tem a impressão de que está provando uma iguaria à base de amendoim.

Maria Luiza Colombo salienta que o fato de ensinar às agentes comunitárias as receitas, torna bem mais fácil para as mesmas, quando estiverem em suas comunidades, transmitir os ensinamentos para as pessoas, conscientizando-as a respeito das propriedades da soja na alimentação do dia a dia.

Para que se tenha uma idéia da facilidade da utilização daquele produto, a nutricionista explica que quando a pessoa quiser fazer um bolo, basta tão somente trocar a xícara de farinha de trigo pela de farinha de soja. Pronto: está feita a receita. Basta seguir os passos tradicionais. Ela garante que o bolo que estará sendo degustado, fica muito mais gostoso.

A idéia agora é produzir um folder para ser levado às residências para que a dona de casa saiba como preparar um alimento utilizando aquele produto.

Ela pretende continuar realizando palestras no Santa Teresinha para que mais pessoas saibam a respeito do uso daquele produto.

No dia 23 deste mês, ela estará às 13.30 horas no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), no Bairro Bom Princípio para falar sobre as propriedades da soja para integrantes do PSF da Cohab, enfermeiras, agentes comunitárias, assistente social e pessoal do Cras.

E nesse caso os grandes beneficiados vão ser os hipertensos e diabéticos.

 

O GRÃO

Até mesmo o grão da soja pode ser utilizado na alimentação. Por exemplo: ele pode ser cozinhado no lugar do feijão e também é utilizado na preparação de saladas.

A profissional da Saúde acrescenta que os países asiáticos há muito utilizam a soja na alimentação diária.

O problema do brasileiro é a falta de conhecimento sobre os múltiplos usos do grão, seja in natura, seja sob a forma de farinha.

Um exemplo clássico é o gaúcho que tem a cultura de priorizar a carne. Ela deixa claro não ser contra o consumo desse produto, mas garante que quando a pessoa se conscientizar a respeito dos usos da soja, certamente irá adota-la na sua alimentação.

É que hoje quando a pessoa vai ao supermercado, gasta mais em alimentos concentrados, mas eles são ricos em gordura e isso termina prejudicando a saúde.

Fonte: ACS-PMSAP