Presidente do Conselho do Idoso fala sobre melhorias no setor

imagem-noticia

28/11/2011

O presidente do Conselho Municipal do Idoso falou a respeito das atividades daquela entidade, que zela pelos direitos das pessoas da Melhor Idade.

Uma das conquistas é a do estabelecimento de espaços para estacionamento de veículos dirigidos por idosos.

A medida vigora em Porto Alegre e Paulo Roberto Thomasi resolveu trazê-la para Santo Antônio, mas com uma novidade: enquanto na  Capital a lei determina que somente idosos a partir de 65 anos têm direito à medida, em Santo Antônio, depois de aprovação pelamara de Vereadores, o prefeito sancionou lei determinando que a medida beneficie quem tem mais de 60 anos.

Para ele, é necessário mudar o conceito da sociedade e da cidade em relação aos espaços para estacionamentos para pessoas idosas. “Na sociedade japonesa o velho tem cada vez mais respeito pelos cidadãos”.

Disse o presidente que irá falar com o comandante da Brigada Militar para um amplo esclarecimento à população, a respeito dessas medidas que estão sendo implantadas.

COMO SERÁ FEITO

Para o estabelecimento dos espaços foi feito inicialmente contato com o Conselho Municipal de Trânsito e após, com a Secretaria da Assistência Social.

Ele se disse surpreso porque antes do estabelecimento dos pontos de estacionamento, constatou que na Av. Borges de Medeiros já há um espaço destinado com essa finalidade.

Para que a pessoa idosa possa estacionar seu carro com tranqüilidade, foram definidos seis espaços. Um deles defronte às instituições bancárias, outro em frente à agência do INSS que é onde a pessoa trata sobre assuntos de aposentadoria e um junto ao laboratório Iberléo, na avenida Paulo Maciel de Moraes, para facilitar as pessoas que precisam fazer exames naquele local.

CARTÃO

Para que a pessoa tenha direito ao benefício é necessário que providencie um cartão confeccionado pelo próprio Conselho. De posse desse documento que é intransferível e que deverá ficar dentro do veículo junto ao painel, o idoso poderá estacionar no local a ele determinado sem se preocupar com a possibilidade de notificação ou até mesmo guincho.

GRATUIDADE NOS ÔNIBUS

Outra medida importante que favorece a pessoa idosa é a gratuidade nos transportes coletivos. “Nos reunimos e resolvemos colocar um cartaz em cada uma das rodoviárias onde alerta para o fato de que ao idoso é dada a gratuidade nos transportes coletivos”. Em seguida entrou em contato com a Unesul e demais empresas para que informassem o Conselho sobre a melhor maneira de facilitar o idoso. Agora já existe a relação dos horários que podem ser usados pelas pessoas idosas e basta a apresentação da Carteira de Identidade para que se beneficiem naqueles horários que foram estipulados pela Unesul para o benefício da gratuidade.

Os de Porto Alegre para Santo Antônio também têm horários disponíveis, mas nesse caso a pessoa tem que se informar junto aos guichês quais aqueles que poderá utilizar.

REUNIÕES

O Conselho do Idoso funciona em uma das dependências da Secretaria Municipal da Assistência Social. Thomasi faz questão de enfatizar o apoio proporcionado pelo secretário Marco Aurélio às atividades ali realizadas.

“Nos reunimos uma vez por mês e as portas estão abertas a todas as pessoas da nossa sociedade”, finaliza o presidente do Conselho Municipal do Idoso Paulo Roberto Thomasi.

Fonte: ACS-PMSAP