20/12/2019
Na tarde da última sexta-feira, 13 de dezembro, foi realizada na Câmara de Vereadores Municipal a audiência pública para a revisão do Plano de Saneamento Básico de Santo Antônio da Patrulha.
A educadora ambiental Marcia Santos realizou a abertura do evento e explicou que o saneamento básico engloba os serviços públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana/manejo dos resíduos sólidos e drenagem/manejo de águas pluviais.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva disse que o crescimento da cidade pede novas alternativas “Com o desenvolvimento urbano do município, é necessário repensar todas essas questões” ressaltou.
O representante do Pró-Sinos, Luiz Pedro Lopes parabenizou o município por cumprir o prazo de execução. “Muitas cidades que fazem parte do Pró-Sinos não conseguiram realizar a revisão a tempo de promover uma audiência pública. Isso compromete o repasse de recursos para os mesmos” concluiu.
A diretora do departamento de Meio Ambiente da prefeitura, Jordana Borba, conduziu os trabalhos. Ela apresentou o projeto do plano que, têm entre as metas a implantação de coleta seletiva para o ano que vem. “Já estamos com licitação aberta para, a implantação da coleta seletiva no próximo ano. Mas também precisamos trabalhar a educação ambiental, para que as famílias separem adequadamente o lixo” destacou.
Foram discutidas diversas questões nestes quatros eixos para a melhoria da cidade.
Também estavam presentes o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, João Batista, o Presidente da Câmara, Rodrigo Massulo, os vereadores Jorge Eloi, Manoel Adam, Samuel Souza, Jair Belloli, Dirceu Machado e Marcelo Santos, a gerente do Hospital Santa Casa, Louise Chagas, subintendente regional da Corsan, Adalcir Rodrigues da Silve, o gerente municipal da Corsan, Gabriel Silva Lorenci, a representante do Pró-Sinos, Isadora Malta e o coordenador da Defesa Civil, João Carlos Melo.
Fonte: ACS-PREFASAP