Prefeito participa da Comemoração dos 153 anos da Comarca de Sap

imagem-noticia

17/12/2010

O prefeito municipal participou nessa quinta-feira (16/12/2010) das comemorações que marcaram os 153 anos de instalação da Comarca de Santo Antônio da Patrulha.

O evento teve por local a sede do Fórum contando com as presenças, inclusive, do juiz diretor do Foro Dr. Rogério Renner, da juíza da Segunda Vara Dra. Elizabete Kirschke, do promotor público Dr. Reginaldo Freitas da Silva, das juízas que já atuaram na Comarca Dras. Eliziane da Silveira Peres, Maria da Graça Pereira e Valkíria Kiechle, do presidente da sub-seção da OAB Dr. Cirano Soares, do prefeito de Caraá Nei Pereira dos Santos, do vereador Tadeu Neves representando a presidência da Câmara, do governador do distrito 4670 do Rotary Club Eduardo Muniz Werneck, da delegada de Polícia Dra. Eliana Parayba Lopes, do comandante da Cia da Brigada Militar, capitão Delamar Flebe, do comandante do Corpo de Bombeiros sargento Everaldo dentre outras autoridades civis e  militares.

Ao mesmo tempo em que cumprimentou o Poder Judiciário pela passagem da data, Daiçon Maciel da Silva destacou a importância, inclusive histórica da Comarca no contexto da Justiça gaúcha.

Instalada em 16 de dezembro de 1857, foi uma das primeiras comarcas do Rio Grande do Sul.

O Dr. Rogério Renner destacou a importância do ato lembrando que a data deixa transparecer o quanto a história do Judiciário pode se confundir com a história da sociedade e do cidadão.

“Tivemos o cuidado de montar uma exposição de processos e documentos que se encontravam junto ao fórum que fazem referências a pessoas e personalidades que por aqui passaram”. O magistrado demonstrou orgulho pela exposição apresentada na oportunidade e que foi preparada pela historiadora Anelda Pereira de Oliveira, do Acervo Histórico Judicial do Rio Grande do Sul.

“Muito me honra poder fazer parte da história desse povo e dessa comarca”, salientou Renner.

Ao final manifestou a certeza de que o Judiciário, apesar dos percalços relacionados com “o aumento desmesurado da demanda processual está dando resposta adequada aos anseios da sociedade, buscando para as gerações futuras um mundo, cada vez mais ético e humano”.

O Promotor Público também cumprimentou o Poder Judiciário salientando ser essa, uma das mais antigas Comarcas do Estado e uma das principais “que deram início a todo esse trabalho de extrema importância para o Judiciário gaúcho”.

Reginaldo Freitas lembrou que o Ministério Público está contribuindo para o resgate da história da Comarca tendo publicado um livro onde inclusive consta  a história dos promotores “que por aqui passaram”.

O prefeito Daiçon destacou a importância da solenidade por construir novos pilares na relação de afeto com o Poder Judiciário. Daiçon Maciel lembrou que havia expectativa pela presença do presidente do Tribunal de Justiça Dr. Leo Lima destacando já haver justificativas para a implantação da Terceira Vara para manter a qualidade dos serviços ora desenvolvidos.

“Comemorar os 153 anos da Comarca une cada vez mais as populações de Santo Antônio e Caraá”, salientou o prefeito de Santo Antônio. Quanto à exposição de documentos concorda com a afirmativa de que povo sem passado é povo sem história”.

Durante as comemorações houve a participação da Banda Municipal e do coral do projeto AABB Comunidade dentre outras apresentações. Também se apresentaram crianças de projetos sociais do município que contam com a parceria do Poder Judiciário e Ministério Público, por meio de um convênio oriundo das transações penais.


 

Fonte: ACS/PMSAP