18/10/2011
O prefeito Daiçon Maciel da Silva participou, na última sexta-feira (14), de audiência pública pela duplicação da RS 030. O evento, presidido pelo Dep. Daniel Bordignon, foi realizado pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, no CTG Aldeia dos Anjos, em Gravataí.
Na oportunidade Daiçon apontou como urgente a duplicação da rodovia que corta o perímetro urbano de Santo Antônio da Patrulha. Como a RS 30 é de responsabilidade do estado os municípios não possuem autonomia para realizar as melhorias necessárias. “Não podemos instalar semáforos e passarelas. Nem pintar as faixas de segurança nós podemos” reclamou o prefeito. Daiçon apontou também problemas no traçado da rodovia, que foi projetado há muitos anos para carros de boi, não comportando o fluxo de trânsito atual. Existem ainda problemas como a largura da via, a falta de acostamentos e de drenagem, o que acarreta transtornos sérios com a fluidez do trânsito e acidentes.
O prefeito patrulhense aproveitou a oportunidade para externar aos presentes um impasse envolvendo as concessionárias Metrovias/Univias e o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens. O contrato de concessão define como responsabilidade a pista de rolamento e não os acostamentos, já o DAER atribui a concessionária a responsabilidade pelos acostamentos. “Se ficar o bicho come se correr o bicho pega” disse Daiçon.
No primeiro mandato do ex prefeito José Francisco Ferreira da Luz foi solicitada a municipalização da via no perímetro urbano e até hoje não houve uma resposta do DAER. Os recursos da consulta popular 2009/2010 na ordem de R$1,2 Milhão ainda não foram liberados pelo DAER por entender que não pode aplicar recursos públicos em uma via que está privatizada. “Onde está a razão para isso, os acostamentos não são responsabilidade do DAER?” questionou Daiçon. “Com R$ 1,2 milhão poderíamos realizar melhorias significativas nos acostamentos e na drenagem eliminando alagamentos” afirmou. O caso da rótula em frente à Loja Colombo também mereceu espaço na fala do prefeito. O município teve que custear o projeto de R$ 15.000,00 com recursos próprios, porém a Metrovias e o DAER precisam aprová-lo. Daiçon finalizou parabenizando o Dep. Bordignon pela iniciativa e pediu a ele que representasse os municípios interessados nesta duplicação junto ao Governo Estadual.
Participaram também da Audiência o Coordenador da Unidade de Esteio do DAER engenheiro Julio Cesar Porciúncula da Silva, Secretário Municipal das Obras, Trânsito e Segurança de SAP André Randazzo dos Reis, Diretor de Trânsito Tedi Rancheski, além de lideranças de Gravataí e Glorinha.
O representante do DAER disse que é parceiro da reivindicação dos municípios que sofrem o impacto das faltas de condições da RS030, e reconhece a precariedade da rodovia que liga Gravataí a Osório, passando pelas cidades de Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. “A RS 030 é realmente uma rodovia que necessita de investimentos, até pela defasagem de mais de 30 anos. Para a duplicação total dos cerca de 70 km entre Gravataí e Osório seriam necessários algo em torno de R$ 400 milhões, o que não é feito do dia para noite”, argumentou Porciuncula. Para ele a engenharia da rodovia é ultrapassada, e necessitaria de um novo estudo de traçado, e sugeriu que em um primeiro momento os maiores gargalos, como os trechos de Gravataí entre o quilômetro zero até o parque industrial, com melhoria nas pontes que há muito deixaram de ser seguras ao tráfego, mais os perímetros que cruzam as cidades de Glorinha e Santo Antônio, devem ser priorizados.
Fonte: ACS-PMSAP