10/12/2021
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Machado dos Santos recebeu o projeto Pequenos Escritores.
A proposta do projeto surgiu com a finalidade de apresentar a literatura de forma objetiva e incentivar os estudantes a ler, escrever e publicar suas produções. E foi assim que surgiu a oportunidade de participação da turminha na antologia Poesia na Praça.
A ideia da escrita da poesia foi proposta no mês do aniversário do município, para homenagear e valorizar as riquezas de Santo Antônio da Patrulha, onde os estudantes e familiares pegaram junto e fizeram ricas produções.
“A partir do retorno deste trabalho, buscamos (professora e diretora) auxílio para a publicação no Livro Poesia na Praça, e graças aos colaboradores conseguimos realizar as publicações”, disse a diretora Simone Ramos Ribeiro.
O resultado deste trabalho foi celebrado no dia 23 de novembro na escola, com a presença de representantes do Grêmio Literário Patrulhense, da Secretaria Municipal da Educação e pais. Na ocasião, foi realizada a sessão de autógrafos dos estudantes, que apresentaram para a comunidade escolar suas produções. Foram momentos de emoção e de grandes aprendizagens, onde os convidados reforçaram aos estudantes a importância deste momento único.
Neste dia, o Grêmio Literário doou para a escola os livros de todas as edições do Poesia na Praça, os quais serão explorados em roda de leitura para incentivar os demais estudantes a realizarem produções e apresentá-las à comunidade. E como diz o escritor Joelso Oliveira “escrever poesia é fazer um jogo de palavras” e as crianças foram desafiadas a jogar.
Com certeza, este momento será lembrado e fará parte da história da Escola Manoel Machado e da trajetória escolar dos estudantes.
Secretaria Municipal da Educação - SEMED
Fonte: ACS