29/12/2010
O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) recebeu a visita de pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP).
Juntamente com integrantes dos grupos técnicos municipais e visitadores dos municípios de Santo Antônio da Patrulha e Teutônia, eles deram continuidade às capacitações sobre o pré-piloto do "Projeto PIM Gestantes Adolescentes".
A iniciativa tem como público-alvo, gestantes adolescentes, na faixa etária dos 15 aos 19 anos, e seus filhos até os dois anos de idade. O objetivo é orientar e fortalecer o acesso a direitos e à prevenção da violência na relação mãe/bebê para a redução da mortalidade materno/infantil.
A realização da pesquisa é possível através da aceitação de gestores e da Equipe Técnica Municipal, cujos conteúdos serão incorporados à metodologia de atendimento do PIM. A capacitação abordou aspectos teóricos e operacionais do trabalho que será desenvolvido pelas visitadoras destes municípios. Novos encontros estão agendados, sendo o próximo no mês de janeiro.
PRESENÇAS
O encontro realizado na Secretaria Estadual da Saúde teve, além dos pesquisadores da USP Renato Alves e Aline Mizutami, as participações de Kênia Fontoura, que supervisiona várias regionais do PIM, Carine Bernardes (Consultora responsável por Santo Antônio), Carolina Drügg (consultora e supervisora do PIM) e Niara Bretanha (técnica do PIM).
De Santo Antônio da Patrulha estiveram presentes a Coordenadora do PIM Jamile Peixoto, Nilza Machado (integrante do Grupo Técnico Municipal) e a visitadora Franciele Peralta.
Fonte: ACS/PMSAP