02/04/2014
Na última terça-feira, 25, um grupo de pesquisadores contratados pela Fundação Maria Cecília Saluto Vidigal, de São Paulo, juntamente com o Centro de Estudos de Desenvolvimento da Primeira Infância de Harvard, EUA, estiveram em Santo Antônio da Patrulha para conversar sobre o Programa de Primeira Infância Melhor do município (PIM).
O grupo está fazendo este estudo porque o PIM é uma política pública do Rio Grande do Sul, que foi pioneira no Brasil e tem foco exclusivamente no desenvolvimento infantil. O resultado do trabalho irá servir como uma aula dentro do curso de Lideranças Executivas em Políticas Públicas da Primeira Infância, que será ministrada no mês de Maio em São Paulo.
Durante todo o dia os pesquisadores entrevistaram os gestores das secretarias envolvidas no Projeto como Educação, Cultura, Desenvolvimento Social e Saúde, além do próprio PIM para saber como funciona o trabalho dentro do município.
O Programa te como objetivo orientar as famílias a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral das crianças. Desse modo, prioriza o desenvolvimento infantil através de atividades que contemplam comunicação e linguagem, área cognitiva, motoro e sócio-afetiva, valorizando o meio ao qual estão inseridos.
Em Santo Antônio o programa atende 254 famílias em 22 bairros. As visitas domiciliares são feitas por visitadoras que são capacitadas por uma equipe multidisciplinar.
De acordo com a Gestora do PIM, Denise Moro, a presença das quatro secretarias no programa, reforça ainda mais os pilares da primeira infância melhor, além do trabalho realizado em rede através da relação destas secretarias.
Fonte: ACS/SAP