Novos diretores de escolas municipais tomam posse

imagem-noticia

04/01/2012

Numa solenidade realizada em seu gabinete, o prefeito municipal deu posse na manhã desse dia 30 de dezembro, aos 26 diretores de escolas municipais de educação infantil e do ensino fundamental.

O evento foi prestigiado também pelo vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus, pela Primeira Dama Aglaé Regina da Silva, secretária municipal da Educação Josélia Maria Lorence Fraga, presidente do Conselho Municipal de Educação Josemara Bonera Bühler e secretários municipais.

A secretária da Educação começou por lembrar que “avançamos muito e muitas conquistas ocorreram na área da Educação, enaltecendo os investimentos feitos pelo prefeito e o vice prefeito nesse sentido. “A Educação sempre foi o foco principal desta administração.”.

Josélia Lorence Fraga disse que o gestor da escola municipal precisa ser muito comprometido com a Educação e ter muita sensibilidade porque é muito importante ter as famílias próximo à escola. O diretor é aquele professor que precisa ter sabedoria, postura, posição para conquistar o respeito do seu grupo, sendo o primeiro a chegar e o último a sair da escola. “É ele quem faz a mediação do aluno com os pais e por isso, deve ser um profissional polivalente.”

o vice-prefeito disse que a responsabilidade dos diretores é muito grande, destacando o momento importante vivido pela Educação no Município, com o Executivo sempre investindo forte no aperfeiçoamento de seus professores e buscando proporcionar todas as condições para que ele possa exercer com dignidade o seu trabalho em sala de aula.

Daiçon Maciel, em sua fala, começou por elogiar o trabalho desenvolvido pela secretária Josélia Lorence de Fraga.

Em seu pronunciamento o prefeito destacou que não se melhoram as cidades se não há melhoras na Educação. Daiçon Maciel da Silva  frisou que a mudança cultural começa pela Educação salientando que em Santo Antônio houve o que classificou como Revolução na Educação, ao lembrar que existem na atualidade dez escolas de educação infantil, o que possibilitou aumento na compra de vagas representando mais 1.100 alunos, além do que, nas 17 escolas de ensino fundamental em cada uma delas houve um toque, seja em reforma, ampliação ou construção de novas dependências, o que possibilitou mais 2.500 estudantes em sala de aula.

No Ensino Médio houve a concessão de 16 bolsas de estudos no ensino médio com estágio remunerado. O convênio firmado os universitários no Ensino Superior beneficiou 160 pessoas por ano. Já o transporte escolar para a rede municipal beneficiou 1.077 alunos do município e 1.904 da rede estadual. “Se não fizermos isso (transportar inclusive os da rede estadual) o município vai custar mais a se desenvolver”.

Mil alunos do ensino médio foram beneficiados com o transporte e passagem escolar. O prefeito comemorou também a compra de cinco micro-ônibus e quatro kombis e de uma van refrigerada para o transporte da merenda escolar.

Paralelamente a isso 500 crianças foram beneficiadas no programa do turno inverso. Nas escolas da educação infantil as crianças têm cinco refeições diárias.

Já a presença da FURG em Santo Antônio representou mais 300 alunos em sala de aula, enquanto que a Universidade Aberta do Brasil e a ETec representaram benefícios para mais 1.100 alunos de mais de 50 municípios, inclusive de fora do Estado, com ensino universitário gratuito.

Para este ano a meta é a construção de quadras de esportes. Houve ainda no ano que passou a aprovação do novo Plano de Carreira do Magistério, a implantação do projeto dos Incentivadores de Leitura. O município também tem muito a comemorar com a qualificação dos seus professores, já que 95 por cento têm ensino superior e mais a área tecnológica onde se destaca a informática.

Uma área de terras foi doada para a Furg com vistas a construção de prédios para laboratórios (Finep).

Por outro lado falou sobre a importância da criação do CAE (Centro de Atendimento Especializado).

A eleição direta para os diretores foi outro objetivo importante alcançado. Esses foram alguns dos investimentos realizados na área da Educação nas escolas municipais de Santo Antônio da Patrulha.

Já o vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus também destacou o trabalho das diretoras de escolas municipais, que são de fundamental importância para o desenvolvimento do processo educacional.

Em nome dos diretores da educação infantil empossados falou a diretora da Escola Municipal Pequeno Aprendiz professora Zoraida Rivero que celebrou o novo momento de Educação no Município. Ela lembrou que o trabalho realizado na direção das escolas não é apenas do gestor mas de toda uma equipe de trabalho.

Já a professora Márcia Cínara Gomes falou em nome dos professores das escolas de ensino fundamental destacando que ser gestor de uma escola é ouvir os diferentes segmentos da comunidade, lembrando que sempre teve o apoio da administração, pensando sempre que o aluno é o foco principal em uma escola.

 

 

Fonte: ACS - pmsap