08/12/2011
De 24 de novembro até o dia sete de dezembro a Secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha, por meio do setor de Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica) intensificou a campanha para prevenir a Aids.
Faixas foram colocadas, preservativos foram distribuídos, além de orientação à população em pontos estratégicos da cidade. A unidade móvel do Hemocentro esteve em Santo Antônio coletando sangue para doação. Na ocasião mais de 120 bolsas de sangue foram coletadas. A Unidade Móvel de Saúde do Município também permaneceu no centro da cidade no dia 1º de dezembro coletando sangue para a realização de exames HIV.
O prédio da prefeitura e as unidades de saúde receberam laços vermelhos e faixas, símbolos da luta contra a Aids.
O símbolo:
O laço vermelho foi criado em 1991 pela convenção dos Artistas "Visual AIDS", em Nova York, inspirado nas faixas amarelas que condecoravam aos veteranos da Guerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue e com o amor, relacionados à infecção pelo HIV. Ele foi criado como uma forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia. É o símbolo internacional da consciência sobre o HIV e a AIDS
Fonte: ACS-PMSAP