Moinhos da Baqueta dá show na Moenda

imagem-noticia

06/09/2011

Eles subiram ao palco um pouco tímidos. Não é para menos, participar de um Festival como a Moenda da Canção, em seu Jubileu de Prata é uma grande responsabilidade. Porém, aos poucos a música forte foi contagiando os novos artistas que estenderam esse estado de espírito ao seu público no Ginásio Caetano Tedesco, em Santo Antônio da Patrulha.

Uma estréia e tanto para os participantes do projeto de Música e Comunicação Moinhos da Baqueta, realizado na Associação Comunitária Vila COHAB em parceria com o Rotary Club, Poder Judiciário, Ministério Público e Moenda Associação de Cultura Arte Nativa.

O belíssimo trabalho apresentado na noite de 19 de agosto foi resultado de quatro meses de esforço e dedicação. Sob a instrução do músico Jorge Foques os dezenove integrantes do grupo passaram por todas as fases da atividade, sugerindo desde as músicas a serem apresentadas até a escolha do nome do projeto, passando também pelo critério de escolha dos instrumentos, pelo interesse e pela habilidade de cada um.

Então a formação no palco contou com a participação dos integrantes: Dionatan Borges (Bumbo), Clarisse e João Vitor Muniz (Bombo Leguero), Dionathan, Emerson, Thalis e Manú (Surdo), Anderson, Deivid, João Vitor Machado e Alessandro (Tarol), Victor, Ruan, Tanise, Maidana (Estrela/Côco), Rutiele, Tais, Cristieli e Érica (Vozes); os monitores convidados Luis Gustavo (Bumbo) e Juliano Alves (Tarol) e a banda base com os músicos Tiago Fagundes (Bateria), Fabiano Sabino (Baixo) e Gustavo Nunes (Guitarra) 

A valorização de turno inverso ao da escola proporcionou a participação de 48 jovens que tiveram iniciação musical com base teórica, o uso de instrumentos convencionais também com material reciclável.  Os programas de turno inverso já são desenvolvidos com alunos em oito das 17 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Os integrantes do Moinhos da Baqueta são alunos da escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Inês.

A própria comunidade, aos poucos, foi entendendo o propósito de resgatar os valores sociais dos jovens, no sentido de promover a cultura local por meio deste projeto, tanto que, além dos inscritos, a atividade recebeu inúmeras visitas de vizinhos, os quais assistiram  e incentivaram, sempre dando o maior apoio. Fato importante foi o empréstimo de alguns instrumentos de percussão feito pelo morador Quinho, que reside perto da associação.

De acordo com Foques “sem dúvida a vivência é a maior prova de que um trabalho coletivo pode dar certo, pelo simples fato de existir troca de idéias e informações sobre a vida familiar, a vida profissional, a vida escolar e principalmente a vida afetiva e o projeto obteve êxito nesta primeira experiência”. 

O Rotary Club de Santo Antônio, por meio de seu presidente Antônio Carlos Brito destacou a importância do apoio das entidades envolvidas para a realização do projeto. “O nosso muito obrigado a Moenda - Associação de Cultura e Arte Nativa, a Associação Comunitária Vila Cohab, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, a Secretaria Municipal da Educação, ao comércio que  ajudou com o fornecimento dos lanches e com descontos para aquisição de uniformes e calçados. Nosso agradecimento especial ao professor Jorge Foques por todo o carinho e dedicação ao grupo Moinhos da Baqueta e a rotaryana Margô Braga, idealizadora deste projeto”, finalizou Brito.

Fonte: ACS-PMSAP