14/11/2011
O secretário municipal da Saúde entrou em licença por trinta dias para reassumir neste período sua cadeira na Câmara de Vereadores. Quem está substituindo Ferúlio José Tedesco é a diretora de infra-estrutura daquela pasta Marciana Aparecida Machado.
A secretária interina assumiu sua nova função na terça-feira (08/11) no gabinete do prefeito Daiçon Maciel da Silva.
De acordo com Ferulinho “Marciana tem capacidade juntamente com a equipe para corresponder nos dias em que for titular do cargo”.
Justificando o retorno temporário à Câmara ele fala do andamento a temas de interesse naquela Casa como a aquisição de duas novas unidades móveis de Saúde, já que o município foi contemplado com recursos da consulta popular com essa finalidade. Ele estará observando à montagem de uma unidade móvel de saúde. “Temos que nos cercar com o máximo possível de informações para a compra de equipamentos ideais”.
Além disso o período também servirá para que ele trate de assuntos particulares, uma vez que a atividade na Secretaria demanda um tempo expressivo na vida do seu titular, mesmo sendo extremamente gratificante trabalhar para a população, inclusive pelo que considera como bela equipe de trabalho que o assessora.
De outra parte, Ferulinho agradece à população “que sempre compreende o esforço que se faz, mesmo que saibamos da existência de notórios gargalos na Saúde, mas ainda assim Santo Antônio consegue fazer muito”.
Reportando-se à Academia de Saúde com a qual o município foi contemplado o secretário licenciado destacou que ela será de grande importância beneficiando desde crianças até pessoas idosas. O recurso para a implantação da academia ao ar livre será de R$ 80.000,00 e o repasse deverá acontecer possivelmente em dezembro deste ano, estando prevista para janeiro a aquisição dos equipamentos.
MARCIANA
A Secretária interina começa por agradecer ao prefeito Daiçon Maciel da Silva pela confiança nela depositada para dirigir aquela Pasta e que tudo fará para corresponder à expectativa de Daiçon Maciel da Silva.
Disse Marciana Aparecida Machado que substituir Ferúlio José Tedesco é uma grande responsabilidade. Ela, que tem dez anos de vivência em assuntos da Saúde salientou que esse, é mais um desafio que está assumindo.
“Vamos continuar com nossos programas e um deles é o do Dia mundial de Luta contra AIDS, em primeiro de dezembro próximo”.
Sua intenção é a de fazer o melhor para a população numa secretaria que mudou muito nos últimos anos, com posto de saúde central e postos da Várzea e Menino Deus, também ampliados.
De outra parte, Marciana saudou a implantação em breve da Academia da Saúde, “porque a comunidade precisa dessas inovações”.
Por fim a secretária interina disse que aquela Pasta está de portas abertas para atender a comunidade. “Estamos tentando, da melhor forma possível, atender a todos”.
OUTUBRO ROSA
Falando sobre a campanha do Outubro Rosa”, a secretária Marciana destacou a necessidade de que as mulheres se conscientizem para a importância da prevenção. “Cada pessoa precisa se conscientizar de de que precisa se prevenir”, disse, acrescentando que há enfermeiras, um mamógrafo e há preventivos à disposição.
Ela também apelou para que os homens tenham mais cuidado com sua saúde “porque não é apenas a mulher que tem que atuar na prevenção”. A campanha do diabetes igualmente foi lembrada por Marciana como importante para que as pessoas busquem a prevenção contra doença.
Fonte: ACS-PMSAP