FURG e EMATER fazem estudo de produtos locais

imagem-noticia

19/07/2011

Professores da Fundação Universidade Rio Grande (FURG) e técnicos da Emater analisaram o melado e o açúcar mascavo de produtores locais na última semana. No dia 13 a visita aconteceu no engenho do produtor Paulo Renato da Silveira da localidade de Cancela Preta e dia 14 foi na propriedade de José de Oliveira Santos, Zezé, do Morro da Laje. Participaram da análise a Professora Dra. Jaqueline Garda Buffon Pesquisadora da área de análise e bioquímica de alimentos, Professora Vilásia Martins Coordenadora Adjunta do Curso de Engenharia de Alimentos e da Engenharia Agroindustrial, Industria Alimentícia da FURG - Campus Rio Grande, acompanhadas por Marcelo Badejo, professor de Sistemas Agroindustriais do Curso de Engenharia Agroindustrial da FURG Campus Santo Antônio e de Aline Birck, aluna de iniciação científica do curso de Engenharia Agroindustrial.

O objetivo do trabalho é estudar amostras dos produtos fazendo análises microbiológicas, de cor, contaminações físicas e composição centesimal. Segundo o professor Badejo “a qualidade do produto agrega valor e cria um diferencial para nossa região” comentou.

Os dois produtores foram contemplados recentemente por alvará da Vigilância Sanitária Ambiental e estão inclusos no programa Puro Engenho.

Participaram também da pesquisa o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente Clóvis Salazar, Flademir Schimidt e Paulo Rojan da EMATER-SAP e Márcio da EMATER-POA

O programa teve início em julho de 2006, a partir da iniciativa de um conjunto de entidades locais e regionais preocupadas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável do Arranjo Produtivo Local da Cana-de-açúcar e seus derivados, no município de Santo Antônio da Patrulha.

Assim, agricultores familiares, produtores de melado e açúcar mascavo e empresas produtoras de rapadura foram mobilizados e incentivados a desenvolver um processo produtivo da cana-de-açúcar ao processo final, com mais qualidade seguindo normas que respeitam a legislação ambiental, trabalhista e sanitária. Dois anos depois, nasceu uma linha de produtos com a qualidade diferenciada objetivando a conquista de um mercado cada vez mais exigente. Hoje, o Programa conta com um selo que destaca o produtor integrante e a qualidade encontrada nos produtos que contem a marca.

Os parceiros na construção desse programa são: Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Emater, Banco do Brasil, Aprodecana, CoopercanasulCooperativa dos produtores de cana-de-açúcar e derivados do Rio Grande do Sul, além a parceria Senar, Farsul e Sebrae através do Programa Juntos para Competir.

Fonte: ACS-PMSAP