Estamos no Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção do suicídio.

imagem-noticia

22/09/2022

Estamos no Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção do suicídio. Os serviços de saúde mental e Atenção Básica do município usam o período para chamar atenção a essas vidas que são interrompidas.
Portanto, no próximo dia 23 de setembro, acontece a Caminhada do Setembro Amarelo. A atividade começa às 8h30, com saída da frente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na Rua Coronel João Maciel, 236. A caminhada segue até a Câmara de Vereadores, onde, às 10h, acontece palestra sobre temas relativos ao mês de prevenção ao suicídio, ministrada pelo psiquiatra do CAPS AD, Ronald de Borba Rodrigues, e pela psicóloga do Jardim Leopoldina, Mirela Heinen Rediss.
Salientamos a importância de observar, nas pessoas próximas, evidências de tristeza, irritabilidade, desânimo, isolamento social e desesperança, dentre outros. São sinais de sofrimento que, em casos extremos, podem levar a pensamentos de suicídio e tentativa de atentar contra a própria vida.
Também é possível que seja um caso de doença mental não identificada e, então, familiares e amigos devem auxiliar na busca por ajuda, pois, muitas vezes, a pessoa que está em sofrimento não conseguirá.
Diversos fatores contribuem para o adoecimento mental ou para o agravamento de alguma condição pré-existente, como a ausência de emprego, comprometimento na renda, e consequente piora da situação socioeconômica, que pode comprometer o acesso à alimentação adequada, moradia e lazer.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ASCOM