Escolas municipais recebem kits de lixeiras educativas

imagem-noticia

07/11/2011

As escolas da rede municipal de ensino receberam, na tarde dessa quinta-feira (03/11), kits de lixeiras educativas, através do Programa Municipal de Educação Ambiental Não-Formal.

Iniciativa do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, a idéia é a conservação da natureza por pessoas conscientes do seu papel como agentes da história do planeta, conforme destaca a coordenadora daquele departamento.

Segundo Milena Mohr “a Educação Ambiental deve ser capaz de extrapolar as relações comumente existentes na exploração que permeiam as relações entre os homens e atingir uma compreensão que vai além dos valores normalmente conhecidos”.

O evento, que contou com as presenças do prefeito Daiçon Maciel da Silva, do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente em exercício Alexandre Gomes, da professora Nara Diedrich representando a secretaria municipal de Educação e entre outros servidores, ocorreu nas escadarias da prefeitura municipal.

Um kit de lixeiras educativas foi entregue a cada escola municipal de ensino fundamental e de educação infantil. Além disso duas ecotecas contendo sessenta jogos educativos foram entregues, uma para a Secretaria da Assistência Social que as utilizará nas oficinas permanentes de educação ambiental realizadas no projeto Pé Quente e outra, no Centro de Referência em Assistência Social - CRAS.

O secretário Alexandre Gomes falou sobre a necessidade de conscientizar a todos para a preservação do meio ambiente e da separação do lixo seco do orgânico.

O prefeito destacou que o mundo está chegando a sete bilhões de pessoas e se não conseguirmos resolver o problema habitacional, será ainda mais complicada a situação devido ao conseqüente aumento da produção de lixo.

Daiçon disse não ser mais concebível ações como as que ele testemunhou quando esteve inspecionando as obras de limpeza do cemitério da sede: desconhecidos colocaram nos containers daquele local, sofás e cadeiras.

Ele conclamou os professores a que continuem motivando as crianças sobre a necessidade da separação do lixo e os cuidados para com o meio ambiente e cumprimentou-os pelo trabalho que têm desenvolvido nesse sentido junto aos seus alunos. Estendeu os cumprimentos também à Secretaria Municipal de Educação e ao Departamento do Meio Ambiente, que são parceiros nesse projeto.

Fonte: ACS-PMSAP