21/08/2012
Surgiram algumas reclamações sobre o transporte coletivo da empresa Sudeste, na linha que contempla o horário das 16 horas, principalmente por moradores da Serraria Velha. Segundo estes moradores, a chegada às suas casas ocorria somente por volta de 18 ou 19 horas.
Portanto, segue o itinerário da linha do dia 09 de Agosto para esclarecimento, segundo o que apuramos com a empresa:
Às 14 horas, o ônibus que faria a linha denominada Catanduva Grande saiu do terminal rodoviário, junto ao Centro de Compras Gomes. A referida linha sofreu alterações de itinerário neste horário especifico, para que pudessem ser atendidas algumas pessoas que não dispunham de ônibus para chegar até Guarda Velha. São cerca de seis a sete pessoas.
Às 14h13min, o ônibus estava saindo do ponto de embarque e desembarque da cidade alta, em frente à Prefeitura Municipal. Ao invés de descer para as Pitangueiras, pegar a RS 030 e ir ao Passo do Sabiá, o ônibus foi para a estrada do Monjolo, até o Herval, indo em direção a RS 474, e ingressando na estrada que leva ao Arroio Madeira. Neste trecho é que embarcam aproximadamente sete pessoas, diariamente. Às 16h19min, o ônibus chega ao Herval, às 16h28min, na localidade de Arroio Madeira. O que está sendo motivo de reclamações é que deste ponto, o ônibus vai até o Passo do Sabiá e retorna novamente, aproximadamente 9 km. Mas o tempo utilizado para fazer o trajeto de volta e retornar ao Arroio da Madeira é de apenas 9 minutos.
Às 16h40min, o ônibus chegou ao Passo do Sabiá, e as 16h49min já estava de volta ao Arroio da Madeira, às 16h52min na Serraria Velha e passa pela localidade de São José da Data (que até bem pouco tempo não dispunha de linha). Depois, seguiu até o final da linha, que fica na divisa com Taquara, onde chegou às 17h24min.
O trajeto todo durou uma hora e vinte e quatro minutos. Portanto, verificamos que as afirmações não são verdadeiras. O inconveniente de o ônibus ir ao Passo do Sabiá e retornar é para beneficiar aquelas seis ou sete pessoas já mencionas acima. Porém, a “perda de tempo” resume-se apenas a nove minutos, muito pouco tempo para o beneficio que traz às pessoas que começam a ter à sua disposição o Transporte Coletivo.
Tedi Rancheski – Diretor de Trânsito de Santo Antônio da Patrulha
Fonte: ACS - PMSAP