07/12/2011
Prefeitura e o PróSinos realizaram no dia 24 de novembro audiência pública que debateu o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos pelos municípios que compõem a bacia do Rio dos Sinos.
Realizado na Câmara de Vereadores patrulhense, teve grande público e expôs através do grupo técnico do comitê Sinos as realidades atuais do rio e dos programas de prevenção e auxilio ao manancial de água da região.
A audiência faz parte do plano regional de gerenciamento integrado de resíduos sólidos da bacia do Rio dos Sinos e contou ainda com as presenças de coordenadores do Consórcio Prósinos, secretários municipais, equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente de Santo Antonio da Patrulha, que realiza os trabalhos no município e do prefeito patrulhense, Daiçon Maciel da Silva.
Prefeitura e PróSinos emitem alerta de racionamento
Unidos Prefeitura e Consórcio PróSinos informam a população que o Rio do Sinos está em nível critico. O Sinos está com nível de alerta máximo, em virtude da baixa oxigenação da água, hoje em 2,0 mg/ l 02. Os municípios do vale dos Sinos, como São Leopoldo, Novo Hamburgo, entre outros já estão enfrentando o racionamento de água e também já é detectada a morte de peixes na região, em virtude da estiagem.
Prefeitura e PróSinos pedem à população patrulhense que reduzam o consumo excessivo de água, assim como as empresas e arrozeiros da região que reduzam a captação e evitem o despejo de efluentes químicos e orgânicos nos arroios que compõem a bacia do Rio dos Sinos.
Fonte: ACS-PMSAP