18/09/2012
A Defesa Civil realizou em Santo Antônio da Patrulha exercício de ação simulada em caso de calamidade pública. A determinação partiu do Governador Tarso Genro, que orientou os núcleos de Defesa Civil de cada região no sentido de realizarem este tipo de ação. Foram testadas estratégias de evacuação, transporte e abrigamento.
O evento, que teve à testa a coordenação regional e local da Defesa Civil, simulou incêndio em um local envolvendo estudantes e com a ação imediata, além da Defesa Civil, do Instituto de Educação Santo Antônio, do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Rotary Club, Jeep Clube Santo Antônio, Samu, Transportes Sudeste, CEEE, dentre outras entidades da comunidade.
O local escolhido para início da operação foi o Instituto de Educação na avenida Affonso Porto Emerim, com cerca de 150 estudantes simulando necessidade de atendimento após um suposto incêndio no colégio. A ação imediata das entidades diretamente envolvidas mostrou, para satisfação do coordenador regional da Defesa Civil, Tenente Coronel Gilcei Leal da Silva, perfeito entrosamento, evidenciando a rápida ação em termos de atendimento real.
A ação foi narrada pelo assessor de comunicação social da coordenadoria local, Jaime Nestor Muller.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva e a secretária municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Mara Rosane Francisco Rocha prestigiaram o evento.
Daiçon elogiou a demonstração realizada, lembrando que o fato da mesma estar sendo transmitida diretamente ao Palácio Piratini através de um sistema de vídeo, mostrou ao chefe do Executivo gaúcho que os cerca de 50 voluntários da Defesa Civil patrulhense e mais os colaboradores estão aptos a agir em caso de necessidade e de calamidade pública.
O Cel. Gilcei, depois de destacar o trabalho eficiente demonstrado na oportunidade, fez questão de também salientar a atitude da diretora do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio, professora Zeliza Vieira, que desde o começo apoiou e incentivou inteiramente aquela ação.
A ação se desenvolveu na avenida Affonso Porto Emerim, com culminância na praça Nossa Senhora da Boa Viagem e salão comunitário onde os “flagelados” e “feridos” passaram por triagem e receberam um lanche.
Estiveram presentes dentre outras lideranças, o major Jorge Henrique Ostaszewski (coordenador da Defesa Civil da região de Caxias do Sul) o capitão da PM Delamar Flebe, da Companhia da Brigada Militar, o Tenente João Dilço Gularte comandante da Brigada Militar em Santo Antônio , Sargento Everaldo Roldão de Vargas, comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros do município, com o coordenador da Defesa Civil de SAP, Fernando Oliveira e presidente do Jeep Clube de SAP, Henrique Cirio, além de outras lideranças.
Fonte: ACS - PMSAP