26/10/2011
Foi realizada a consulta pública na última quinta-feira (20 de Outubro) no Centro de Convenções Qorpo Santo, para discutir as ações do plano de saneamento da bacia hidrográfica do Rio Gravataí, na qual santo Antônio da Patrulha está inserido.
Inicialmente, os técnicos da MJ Engenharia fizeram uma explanação sobre o levantamento encomendado pela Secretaria de Habitação e Saneamento do RS, sobre a atual situação dos municípios que integram a bacia do Gravataí.
Na ocasião foi feita a apresentação da metodologia utilizada no estudo, o prognóstico para os próximos anos e a discussão dos resultados.
O Diretor de Saneamento da Secretaria, Engenheiro Guilherme Barbosa, disse sair satisfeito com o resultado da consulta, e que o município de Santo Antônio o surpreendeu, pois muitas das ações propostas na ocasião já estão em projeto ou mesmo sendo executadas pela CORSAN local, e agradeceu ao Prefeito Daiçon todo o apoio dado pela Administração a este evento de suma importância para toda a população gaúcha.
O mesmo disse o Engenheiro Ary Carlos Laidner Junior, da MJ Engenharia, o qual salientou que SAP está além de outros municípios da bacia, com projetos de aumento de abastecimento de água, drenagem e também de implantação de parte da rede de esgoto, através do PAC 2, microdrenagem nas margens da RS 030 , além de projetos para melhoria das condições dos dois principais arroios que cortam a cidade: os arroios Pitangueiras e Passo dos Ramos. Ele afirma que, muito em breve, SAP estará pronto para aderir à universalização dos serviços de saneamento.
A consulta contou com as presenças do Prefeito Daiçon Maciel da Silva, da Primeira Dama Aglaé Regina da Silva, Secretários Municipais, servidores públicos e da gerente local da CORSAN, Sandra Borba, dentre outras lideranças.
O plano regional é um importante instrumento para projetar a longo, médio e curto prazo, investimentos nos setores de abastecimento de água, drenagem urbana, esgotamento sanitário e resíduos sólidos na cidade e região.
Fonte: ACS-PMSAP