28/08/2012
O dia 22 de Agosto de 2012 ficará marcado na história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Foi uma data decisiva para a busca de uma melhor qualidade de vida para os habitantes dos 26 municípios, unidos por um bem comum: o Rio dos Sinos.
Neste dia 22, às 17 horas, no auditório Dr. Ernesto Schliper, em São Leopoldo, foram entregues os planos municipais e regional de gestão integrada dos resíduos sólidos da bacia do Rio dos Sinos, um trabalho pioneiro, que servirá de modelo ambiental para muitas outras regiões do Estado e do País.
Segundo o Presidente do Consórcio e Prefeito de São Leopoldo e Presidente da Famurs, Ary Vanazzi, nas últimas estiagens não houve mortandade significativa de peixes no rio, graças ao trabalho de monitoramento e da política de prevenção do Consórcio.
O Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, que é Vice-Presidente do Prosinos, destacou a importância deste trabalho, que tem tido reconhecimento nacional. Garantiu que o mais rapidamente possível, encaminhará o plano para aprovação do Poder Legislativo. “É um momento para nós, gestores, de extremo alívio, dada a urgência e a relevância deste plano”, destacou Daiçon, parabenizando seu colega Ary Vanazzi pelo trabalho à frente do Consórcio.
Ary cumprimentou Daiçon pelo empenho que este tem demonstrado tanto como Vice-Presidente do Prosinos, quanto como gestor municipal, que empreende inúmeros esforços a fim de cumprir com as metas estabelecidas. Ainda agradeceu aos servidores públicos pelo imenso esforço que fazem dentro das Prefeituras e pelo interesse e afinco com que desempenham seu trabalho, sem o qual o processo não teria andamento.
Acompanharam o Prefeito Daiçon à cerimônia a gerente da Corsan de Santo Antônio da Patrulha, Sandra Lise Rosa Borba e a Coordenadora do Programa de Educação Ambiental Não-Formal da Prefeitura, Milena Mohr.
Na mesma cerimônia, foi assinada a ordem de incío dos planos municipais e regional de saneamento básico da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, que deverão ficar prontos até Novembro de 2013, por exigência do Plano Nacional de Saneamento.
Fonte: ACS - PMSAP