03/10/2016
A Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes (SECTE), promove a caminhada em comemoração ao aniversário de dois anos do Caminho Gaúcho de Santiago. O evento vai ocorrer no dia 16 de outubro. A caminhada tem início às 8h, com saída da Praça Arquipélago dos Açores, próxima à Igreja Matriz.
O percurso possui cerca de 12 km de extensão, contando com diversos locais para coleta de água e carimbo do passaporte do peregrino, como ocorre no caminho original, da cidade espanhola de Compostela.
Os 12 km foram marcados a partir do local de início, onde os peregrinos vão seguir pela Av. Borges de Medeiros, até a Rua João Pedroso da Luz e, em seguida, pela Rua Ângelo Tedesco (em frente ao Parque da Guarda), até a Rua Adolfo Krech Filho, em direção ao Bairro Palmeira do Sertão. Durante todo o trajeto, os participantes são brindados com paisagens indescritíveis, que retratam a zona rural do município e seus costumes, além de mostrar as belezas naturais e uma vista invejável da Lagoa dos Barros.
As inscrições para a caminhada estão no site da Prefeitura de Santo Antônio, com duas opções. A primeira possui uma taxa de inscrição no valor de R$ 30, e acompanha o kit do peregrino, que contém a camiseta do evento, o passaporte do peregrino, frutas, um mimo e certificado de participação. A segunda opção é para os caminhantes que não desejam adquirir o kit, mas que irão participar da caminhada.
O percurso termina no antigo restaurante Rota 030. No local, vão ter ônibus à espera dos caminhantes, para levá-los até o local de início da caminhada, na Praça Arquipélago dos Açores. O espaço contará com feira de artesanato e feira de produtos coloniais. Na ocasião, também será realizada a entrega do certificado de conclusão do trajeto.
Em 2014, a abertura do Caminho Gaúcho de Santiago contou com a presença do Cônsul Geral da Espanha em Porto Alegre, Dom José Pablo Alzina de Aguilar, que, entre outros municípios interessados, escolheu Santo Antônio da Patrulha para sediar a caminhada, devido à semelhança que o local possui com o caminho original, da Espanha.
Em dois anos, o Caminho Gaúcho de Santiago já recebeu 12 mil peregrinos de diversas partes do País.
Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE
Fonte: ACS/PMSAP