03/10/2012
A equipe do Museu Antropológico Caldas Junior, em Santo Antônio da Patrulha, está fazendo a catalogação das mais de 7.000 fotografias existentes no acervo iconográfico do Museu. Lá, estão registradas imagens deste que é um dos quatro municípios mais antigos do RS, em diversos segmentos, contando parte de nossa história, do início do século XX até a atualidade.
Dentre os muitos registros, estão imagens (antigas e atuais) da cidade, fotos de personalidades, da agricultura e pecuária, atividades esportivas, festas religiosas, escolas, carnavais e de quase todas as administrações municipais.
O responsável pelo trabalho de catalogação é o estagiário Filipe Conceição de Souza, sob a orientação da Diretora Administrativa, Lucy Migliavaca Message, e do Presidente da Fundação, Fernando Rocha Lauck. Filipe diz-se encantado em realizar este trabalho, o qual julga de extrema importância, e conta que tem descoberto um mundo à parte, no que diz respeito à indumentária de época e às mudanças ocorridas em Santo Antônio.
O acervo poderá ser acessado pela comunidade, e está aberto a doações de fotos devidamente identificadas, de preferência fazendo menção aos respectivos locais, datas, pessoas e eventos.
Ainda neste mês de Outubro, quando completará 30 anos de portas abertas à comunidade e turistas, o Museu está preparando um evento em homenagem aos ex-presidentes da casa. Será no dia 16, às 19:30 horas.
Fonte: ACS - PMSAP