08/02/2011
A engenharia está mudando a paisagem onde antes era campo e banhado: Um conjunto de 12 unidades com capacidade para 240 apartamentos está sendo construído na rua Danton Pasqualli da Rosa, na Várzea.
Integrante do programa Minha Casa, Minha Vida, o empreendimento se constitui numa parceria do Governo Federal, através do PAC com a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, contrapartida essa através da doação, pelo Poder Executivo de uma área de terras e contribuição na realização da infra-estrutura necessária. O projeto compreende 15 blocos abrigando 240 apartamentos destinados a pessoas de baixa renda e que ganham de um a três salários mínimos.
Essas famílias já estão cadastradas junto à Secretaria Municipal da Gestão e Planejamento.
O empreendimento deverá contar, inclusive, com 10 apartamentos destinados a deficientes físicos com todas as condições de acesso, inclusive para cadeirantes.
O prefeito em exercício Armindo Ferreira de Jesus, acompanhado do secretário daquela Pasta Manoel Adam visitou as obras do condomínio residencial tendo sido recebido pelo engenheiro responsável pela execução do projeto.
Élzio Antonello explicou todos os aspectos da obra que está sendo executada pela Conterra Construções Ltda.
A obra está sendo executada no momento por sessenta operários, mas a previsão, segundo Antonello, é aumentar esse número. No entanto, ele conta com uma dificuldade: a falta de mão de obra especializada. “Temos aqui 70 por cento da força de trabalho vinda de Porto Alegre e outros municípios da região metropolitana e apenas 30 por cento de trabalhadores locais”, salientou.
O início oficial da construção data de 29 de setembro da obra no passado mas os trabalhos começaram efetivamente em 13 de outubro de 2010. O prazo contratual é de um ano, o que significa afirmar que até o final deste ano a estará pronta. Branquinho que visitou toda a obra se disse entusiasmado pelo que está ocorrendo naquela área pois a partir do final do ano, serão seguramente mais mil pessoas que terão um local com comodidade e conforto para morar. Além disso, a acessibilidade para deficientes físicos, quadra de esportes, estacionamento, área de lazer, salão de festas, playground, é outro ponto que mereceu elogios por parte do prefeito, que também destacou o fato de que a um custo de apenas R$ 50,00 mensais, o morador vai ter ainda lazer e segurança para si e sua família uma vez que se trata de um condomínio fechado.
A proximidade com o posto de saúde que fica ao lado, bem como farmácia, duas escolas, uma de educação infantil e outra de ensino fundamental, além de supermercado é outro fator importante. Armindo de Jesus define essa como uma nova era não apenas para quem irá morar naquele local e para quem já reside nas imediações, como para o município porque tudo isso representará desenvolvimento.
Ao mesmo tempo voltou a defender a urgente necessidade da promoção de cursos de especialização de mão de obra especialmente na construção civil para diminuir a carência de profissionais especializados nessa área, assunto esse que já começou a tratar com o Secretário Luiz Augusto Lara, do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Fonte: ACS/PMSAP