22/12/2011
No sábado que passou cerca de oitenta crianças e adolescentes do projeto Pé Quente mantido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e do projeto Mais Educação, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, receberam o batizado de capoeira e troca de cordas, evento que marca a admissão dos novos adeptos daquele esporte.
A atividade foi realizada no Centro de Convenções Qorpo Santo contando com as presenças dos professores Luiz Fernando, Bucuco e Rafael. Também participaram os secretários municipais da Cultura, Turismo e Esportes Fernando Rocha Lauck, Assistência Social Marco Aurélio Alves e da Agricultura e Meio Ambiente Ivo Roberto de Paula.
TEATRO
Mas toda a programação foi aberta com um número de teatro. A Cooperativa Teatral Rizoma apresentou a estréia em Santo Antônio do espetáculo Zumbi, baseado na peça “Arena conta Zumbi, de Augusto Boal e Geanfrancesco Guarnieri.
O elenco teve Alexandre Malta, Bruno Barcelos, Emílio Dias, Giullia Telles, Cíntia Braga, Nathalie Bartikowski e Vanessa Armichi. A direção foi de Augusto Cardoso.
Conforme o diretor,o espetáculo se constitui numa releitura da história dos quilombos dos Palmares e tem a intenção de resgatar e valorizar a cultura afro.
CAPOEIRA
A Capoeira é uma manifestação cultural e esportiva e o batizado é a oportunidade em que as crianças recebem a corda simbolizando o grau de aprendizado e envolvimento com a capoeira. Trata-se da formatura de uma etapa na vida do capoeirista e isto é motivo de orgulho para as crianças que participam dos projetos. São doze as graduações que são representadas por igual número de cordas. A cor que encerra o ciclo de graduações é o branco e todas elas estão relacionadas com a bandeira do Brasil, conforme o professor Luiz. Orientado pelo Instrutor Luiz conhecido no meio da capoeira como Gato de Molas, o evento contou com a participação de capoeiristas visitantes de Osório, Capão da Canoa, Tramandaí e Santa Catarina que trouxeram seu apoio e manifestaram seu respeito e admiração pelo trabalho realizado em Santo Antônio da Patrulha.
A presença dos pais no evento foi da máxima importância pois foi a oportunidade para que assistissem as apresentações de seus filhos e valorizassem suas atuações.
Já ficou marcado para setembro de 2013 o próximo batizado.
Fonte: ACS-PMSAP