10/12/2013
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, criou o Grupo Gestor da Merenda Escolar.
O grupo é formado pelo diretor de Expansão Rural Ronaldo Borba, pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Samuel Santos, pelo técnico da Emater Flademir Schmidt e pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Carolina Silva.
Na última segunda-feira, 02, o grupo mais duas propriedades rurais como parte de um cronograma de atividades semanais junto aos agricultores que vendem seus produtos para a Alimentação Escolar da Rede Municipal de Ensino. Uma delas foi a de João Batista Reis dos Santos, situada em Catanduvinha e a outra, de Aracema Medeiros Heldt, localizada em Roça Grande. Conforme Ronaldo Borba, a exigência do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar é de que, no mínimo, 30 % da Alimentação Escolar seja produzida pela Agricultura Familiar. “Os produtores de Santo Antônio já estão produzindo 56 % e vamos elevar ainda mais este percentual intensificando as visitas que começaram no mês de setembro e auxiliando no planejamento das lavouras”, explica. A produção é entregue na SEMED ou diretamente distribuída nas Escolas.
A qualidade dos alimentos produzidos é muito boa, pois há uma orientação para que sejam cultivados com menor uso de produtos químicos e de forma mais sustentável. Outra vantagem é que os produtos são colhidos às vésperas das entregas.
PRODUTOS
Como exemplo de produtos entregues à Alimentação Escolar há o feijão, arroz, batata doce, alface, tempero verde, couve, aipim, moranga, banana, laranja, frutas, entre outros.
A Secretaria Municipal da Educação adquire anualmente em torno de R$ 700.000,00 em alimentação escolar. No ano que vem, a intenção da Secretária Josélia Fraga é ampliar a quantidade e a diversidade dos produtos oriundos da Agricultura Familiar.
A Administração Municipal está priorizando o investimento na Agricultura e especialmente, preocupada em, cada vez mais, qualificar a alimentação nas Escolas.
“Os produtores estão bastante entusiasmados com as ótimas perspectivas de vendas a estes mercados institucionais como o PNAE, e em um futuro bem próximo o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos que o município está aderindo”, finaliza Borba.
Fonte: ACS/PMSAP