08/05/2012
A Administração Municipal de Santo Antônio da Patrulha realizou no dia 28 de abril uma oficina de jogos pedagógicos referente ao tema: A Importância do Jogo no Processo de Aprendizagem e Inclusão Social. A oficina aconteceu no CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) e foi ministrada pela psicopedagoga Lorena Sant’anna e pela professora da Educação Especial Sandra Luz, com o apoio da coordenadora do Centro, professora Denise Panzenhagen e sua equipe multidisciplinar.
Localizado na Victor Villa Verde nº 710, o CAEE se constitui em uma política pública criada pela Secretaria Municipal da Educação com o objetivo de contribuir de forma especializada no processo de ensinamento das crianças com dificuldades de aprendizagem.
A oficina realizou-se de forma agradável, iniciando com a apresentação das escolas e professoras convidadas. As oficineiras inspiraram-se no texto “A Canoa”, do educador Paulo Freire, que enfatiza a importância dos diferentes saberes, cada qual, empregado em momento oportuno. Da mesma forma, os professores, em seu cotidiano, devem valorizar os diferentes saberes dos alunos, de modo que, um não se sobreponha ao outro, mas o complemente.
Na sequência da oficina de jogos, as professoras puderam visualizar, registrar e utilizar os materiais expostos. Também foram convidadas a confeccionar os jogos sugeridos, a fim de, posteriormente servir como valiosa ferramenta de aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e criativas.
Além dos jogos sugeridos foram dadas várias sugestões de atividades para os professores utilizarem, a fim de atingir objetivos e necessidades específicas dos alunos.
Lembramos que no dia 12 de maio de 2012 o CAEE promoverá outra oficina sobre inclusão, dando sequência ao trabalho já iniciado. Todas as Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como Instituições ligadas à educação, estão convidadas a participarem.
Fonte: ACS - PMSAP