A Farmácia Municipal de Santo Antônio da Patrulha, situada no Posto de Saúde Central, agora tem duas novas farmacêuticas

imagem-noticia

02/08/2022

A Farmácia Municipal de Santo Antônio da Patrulha, situada no Posto de Saúde Central, agora tem duas novas farmacêuticas, que se somam a equipe de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA). No total, são quatro farmacêuticos, 11 atendentes de farmácia e três estagiárias.
➡️ Atualmente, a assistência farmacêutica é dividida em farmácias Básica, Solidária, de Medicamentos Especiais, e do Componente Estratégico.
🔘 Os itens elencados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) estão disponíveis na farmácia Básica, que funciona das 7h às 17h, realizando em torno de cinco mil atendimentos por mês. Ainda há cerca de 250 usuários participam do programa Tira Domiciliar de Diabetes. Além disso, há um dispensário em cada Estratégia de Saúde da Família (ESF), porém, sem a presença de remédios controlados e antibióticos.
🔘 Em 2022, a farmácia Solidária beneficiou mais de 150 pacientes. O funcionamento é das 8h às 12h. Para ter acesso, os pacientes devem apresentar receita médica e comprovante de renda bruta familiar inferior a três salários mínimos. A farmácia Solidária também aceita doações de medicamentos, dentro do prazo de validade, que qualquer cidadão possua e não faça mais uso.
🔘 A farmácia de Medicamentos Especiais funciona das 8h às 15h, atendendo cerca de mil pacientes por mês. As substâncias oferecidas estão de acordo com os Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde. O paciente deve abrir processo administrativo junto à assistência farmacêutica do Estado, via sistema de Administração de Medicamentos (AME), para ter acesso aos remédios. Mais informações pelo site https://farmaciadigital.rs.gov.br ou diretamente no setor. A farmácia ainda oferece o programa municipal de fraldas, bastando apresentar receita e possuir renda familiar bruta inferior a três salários mínimos.
🔘 A farmácia do Componente Estratégico fica localizada junto à vigilância epidemiológica, e atende especificamente os pacientes portadores de HIV, Hepatites B e C e Tuberculose. Os pacientes que necessitarem desses medicamentos devem procurar diretamente a epidemiologia do município.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ASCOM